PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Efeméride: O Santo com a mitra aos pés morreu há 860 anos

18 Fevereiro, 2022 - 00:49

1648

0

Nasceu em Ganfei.

Nasceu na freguesia de Ganfei, em Valença. Faleceu a 18 de fevereiro de 1162, em Coimbra. Viveu 80 anos, numa altura em que a esperança média de vida não chegava nem a metade. Um ano após a sua morte, foi imediatamente canonizado pelo Papa Alexandre III.

 

É atualmente padroeiro das cidades de Valença, Viseu e dá também nome à mais extensa freguesia do país, que fica no concelho de Odemira. Falamos, claro está, de S. Teotónio.

 

Nas várias imagens do Santo espalhadas pelo país e pelo mundo, é quase sempre representado com uma mitra de Bispo a seus pés. Mas porquê? 

 

De acordo com os vários teólogos e estudiosos, é a representação do momento em que S. Teotónio recusou o convite que lhe foi feito para bispo de Viseu.

 

Optou pela missão de abade. Fez duas peregrinações à Terra Santa. No regresso da segunda, fundou o mosteiro da Santa Cruz em Coimbra.

 

 

“S. Teotónio não é um santo qualquer! Foi o primeiro santo português e esse momento não foi um qualquer. Foi o momento que antecedeu e que preparou o arranque da nossa pátria”, disse o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em Valença, em 2017, em Valença, durante as comemorações.

 

“Todos somos descendentes daquela nossa força e por isso Portugal é eterno.Enquanto houver um português ou uma portuguesa, mesmo que não sejam descendentes deste santo ou deste momento de afirmação, Portugal não acaba”, sublinhou Marcelo Rebelo de Sousa.

 

 

 

S. Teotónio em imagens espalhadas por Valença e pelo mundo, sempre com a mitra aos pés

 

 

 

 

S. Teotónio é o primeiro santo português, celebrado como o reformador da vida religiosa. Conhecido também como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1.000 moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.

 

Esta sexta-feira assinala-se o Dia de S. Teotónio. É Feriado Municipal em Valença.

 

As comemorações do Dia de São Teotónio, Feriado Municipal em Valença, regressam este ano à (quase) normalidade. Recorde-se que no ano passado, devido às restrições relacionadas com a pandemia da COVID-19, não houve Eucaristia. Nem procissão.

 

Para este ano, o programa está delineado de forma semelhante aos tempos pré-COVID-19.

 

As comemorações arrancaram já esta quinta-feira, pelas 21h00, com a apresentação do livro Gastronomia de Valença, de João Guterres.

 

Esta sexta-feira, Feriado Municipal, o programa começa pelas 9h00 com o hastear da bandeira nos Paços do Concelho. Um quarto de hora depois, acontece a habitual deposição da coroa de flores a São Teotónio, na Fortaleza.

 

Pelas 9h30, nova deposição de coroa de flores. Desta vez já em Ganfei, na emblemática imagem de São Teotónio existente nesta freguesia. Às 9h45 terá início a Eucaristia, que será presidida pelo Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador, na sede da Junta de Ganfei.

 

Não está prevista a realização da procissão.

 

Pelas 11h00, as comemorações vão prosseguir no auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) de Valença, com a Sessão Solene onde serão atribuídas as medalhas municipais de mérito.

 

O dia de Feriado Municipal vai encerrar com um concerto do grupo 6tás9, pelas 21h00, naquele mesmo auditório.

 

 

[Fotografia principal: DR]