PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Valença

Efeitos de feira extraordinária ao domingo dividem feirantes e comerciantes

11 Maio, 2012 - 08:24

147

0

O concelho de Valença vai contar com uma feira extraordinária, no primeiro domingo de cada mês, no recinto da feira semanal, na Cidade Nova. A medida acaba de ser aprovada pelo executivo e arranca já no dia 03 de Junho.

O concelho de Valença vai contar com uma feira extraordinária, no primeiro domingo de cada mês, no recinto da feira semanal, na Cidade Nova.

A medida acaba de ser aprovada pelo executivo e arranca já no dia 03 de Junho.

No entanto, a realização desta nova feira está a dividir feirantes e comerciantes.

Sem qualquer encargo financeiro acrescentado, os feirantes aplaudem esta ‘lufada de ar fresco’. Já os comerciantes da Fortaleza, segundo o presidente da Câmara Municipal, têm uma posição mais reticente.

Em causa está o possível desvio de clientes do comércio tradicional da Praça-Forte para este novo espaço. Jorge Mendes diz que a medida vai funcionar como um chamariz para mais turistas que “deambularão pelas duas partes comerciais”.

Jorge Mendes explica que a realização desta nova feira tem um duplo objetivo. Por um lado, pretende servir como complemento à feira semanal e um incentivo à dinamização da feira local e do comércio tradicional de Valença. Por outro, pela sua dimensão e tradição, atrair um maior número de público, quer nacional, quer espanhóis, incentivando e promovendo as trocas comerciais.

A feira semanal de Valença, às quartas-feiras, é uma das maiores de Portugal, com mais de 350 tendas que apresentam as novidades do vestuário, dos têxteis lar, do calçado, das bijuterias, assim como  o artesanato local e regional e as frutas da época.

Referência para toda a Espanha e Portugal, este mercado nasceu a 03 de Maio de 1282, e já percorreu vários locais desde a Fortaleza até ao atual espaço, na Cidade Nova.
Valença oferece uma oferta rica e diversificada de feiras e mercados.

Às quartas-feiras e aos sábados, o Mercado das Lavradeiras, no Mercado Municipal com dezenas de lavradeiras que apresentam os seus produtos. No 2º Domingo do mês decorre, ainda, a Feira Mensal de Cerdal, no Terreiro de São Bento e anualmente a Feira dos Santos o grande cartaz do calendário do Noroeste Peninsular, em 1 e  2 de Novembro,  ponto de encontro de mais de 700 feirantes.

Agora passa a ter mais um mercado, no primeiro domingo de cada mês.

Últimas