PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

5

4

Alto Minho

Eda (de Caminha) tem uma doença sem cura… e precisa de si para trazer uma nova terapia

20 Setembro, 2023 - 02:22

7831

3

Petição.

Chama-se Eda Alves. Tem 19 anos e sofre de fibrose quística. Trata-se de uma doença genética associada a problemas pulmonares e nutricionais. Não tem cura. Afeta sobretudo os pulmões e o aparelho digestivo.

 

A qualidade de vida dos doentes, dizem os especialistas, melhorou muito nos últimos 20 anos. 

 

No entanto, esta jovem, natural de Moledo, em Caminha, pretende que seja implementado em Portugal o chamado Modelo Belga de Terapia Fágica.

 

Nas redes sociais do Município de Viana do Castelo, foi lançado um vídeo onde Eda faz este apelo.

 

“Fiz um primeiro ciclo desta terapia, só que tive de fazer através de médicos belgas, o que fez com que demorasse mais tempo. Neste momento, preciso de fazer outros ciclos, assim como outras importante e é importante que tenhamos um acesso mais rápido e para isso temos e ter esta terapia no nosso país”, explicou recentemente Eda à SIC Notícias.

 

“Vamos esperar que haja uma resolução a nível legislativo português para que não tenhamos de esperar tanto tempo e não contar apenas com a boa vontade, neste caso, dos médicos belgas”, referiu àquela estação televisiva Anabela Gonçalves, mãe de Eda.

 

Para assinar e apoiar a causa de Eda, na implementação do Modelo Belga de Terapia Fágica em Portugal, pode encontrar a petição AQUI [clique para abrir].

 

 

 

[Fotografia: Screen vídeo Município Viana do Castelo]

Últimas