PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Ecovia no rio Minho concluída em 2013. Primeira fase da obra já arrancou

3 Fevereiro, 2012 - 10:41

177

0

A Câmara de Vila Nova de Cerveira acaba de avançar com a primeira fase da ecovia “Caminho do Rio”, um percurso de cerca de seis quilómetros, entre Gondarém e Reboreda. O concurso público já foi lançado e segue-se agora a análise das propostas, para uma obra que inclui a recuperação e adaptação da antiga casa do guarda-rios, em Gondarém.

A Câmara de Vila Nova de Cerveira acaba de avançar com a primeira fase da ecovia “Caminho do Rio”, um percurso de cerca de seis quilómetros, entre Gondarém e Reboreda.
O concurso público já foi lançado e segue-se agora a análise das propostas, para uma obra que inclui a recuperação e adaptação da antiga casa do guarda-rios, em Gondarém.

O autarca local explica que o projeto prevê que o percurso total seja dividido em dois troços, e esta parte corresponde à zona onde a ecovia se encontra com o tecido urbano da Vila, nomeadamente o Parque do Castelinho, que lhe permite interagir com os equipamentos já existentes, como o próprio Aquamuseu do Rio Minho, os equipamentos lúdicos, o parque infantil e o bar, entre outros. Haverá ainda um troço rural, em que se evidencia a vegetação que acompanha o rio, as actividades agrícolas e a pesca.

Para José Manuel Carpinteira, esta obra visa a valorização da margem ribeirinha do rio Minho, um dos locais com maior riqueza cénica do concelho de Vila Nova de Cerveira.

O autarca cerveirense realça que a solução a que se chegou, compatibilizando o desenvolvimento socioeconómico com a conservação da natureza, será uma mais-valia para o turismo concelhio, promovendo-se uma saudável convivência do homem com o património natural.

A futura ecovia do rio Minho, em Vila Nova de Cerveira, devidamente infra-estruturada, destina-se à circulação a pé ou em bicicleta. Num total de 13 quilómetros, a primeira fase da ecovia já está no terreno, com a intervenção em cerca de seis quilómetros. Este é um projeto a finalizar até ao final do ano.

Entre os objetivos principais consagrados, salienta-se, para além da valorização da paisagem e da criação de condições para a sua fruição, o desejo de proporcionar melhor conhecimento e respeito pela natureza, fomentando o contato com a natureza dos cerveirenses e turistas, sobretudo espanhóis.

Últimas