PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Economia verde e economia azul. Sabe o que são? Viana tem 100 milhões para investir

21 Fevereiro, 2025 - 15:01

455

0

Luís Nobre destacou ainda o STARTS, um projeto que prevê a reconversão do antigo Matadouro Municipal.

A economia verde e azul são prioridades para Viana do Castelo e os projetos nestas áreas deverão garantir o desenvolvimento futuro do concelho, acredita o presidente de Viana do Castelo, Luís Nobre.

 

Mas o que são?

 

A economia verde busca reduzir os riscos ambientais e a escassez ecológica, e que visa o desenvolvimento sustentável sem a degradação do meio ambiente.

 

A economia azul abrange todos os espaços aquáticos, incluindo o oceano, mares, costas, lagos, rios e águas subterrâneas.

 

Segundo o jornal ECO, o Município de Viana pretende investir 100 milhões de euros nestas duas economias até 2026.

 

O autarca da capital do Alto Minho, que tem atraído importantes investimentos para a região, destina uma fatia importante ao desenvolvimento de infraestruturas nos parques industriais.

 

“Nenhum território se afirmará se não tiver maturidade. E maturidade é um conjunto de fatores: é identidade, dinâmica económica e social, a dinâmica e representatividade que os seus agentes económicos têm. Os agentes económicos são promotores de território, de cidade”, disse Luís Nobre, na conferência Cidade do Futuro.

 

“Vamos investir mais de 100 milhões até 2026 no concelho em domínios como infraestruturas nas áreas dos parques industriais”, adiantou Luís Nobre, apontando, desde logo, duas infraestruturas de 33 milhões de euros, uma nova ponte sobre o rio Lima e um novo acesso ao Vale do Neiva, uma região que gera um terço da economia.

 

Luís Nobre destacou ainda o STARTS, um projeto que prevê a reconversão do antigo Matadouro Municipal num espaço que vai acolher a ciência, tecnologia e arte, assente nos valores do Novo Bauhaus Europeu. O projeto, de seis milhões de euros, garantiu um financiamento de cerca de cinco milhões de euros do FEDER.

 

 

[crédito fotografia: Município Viana do Castelo]

Últimas