PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Economia: Adega de Monção subiu exportações em 4% durante 2020

12 Abril, 2021 - 13:32

186

0

PUB A Adega de Monção (AM) conseguiu subir exportações em 4% durante 2020. Os números foram revelados ao Jornal Económico pelo presidente da AM, Armando Fontainhas. “O crescimento tem sido […]

PUB

A Adega de Monção (AM) conseguiu subir exportações em 4% durante 2020. Os números foram revelados ao Jornal Económico pelo presidente da AM, Armando Fontainhas.

“O crescimento tem sido sólido e numa tendência crescente a rondar os 6% em média nos últimos oito anos. Obviamente, temos que excluir o ano de 2020, sendo um ano completamente atípico com quebra do volume de faturação sem precedentes”, explicou Armando Fontainhas àquele jornal.

Em 2020, a AM não teve investimentos relevantes, “pois foi tudo suspenso dada a pandemia”. Em números, foi registada uma quebra de vendas no mercado interno a rondar os 15%.

“Em relação aos investimentos previstos para 2021 e já aprovados pela assembleia geral da Adega de Monção, são de 438 mil euros e dividem-se em manutenção dos edifícios, sistemas de vigilância, painéis fotovoltaicos para diminuir na pegada ecológica e na Enoteca Adega de Monção”, revelou ainda o presidente da AM, que encerrou 2020 com uma faturação de 13,3 milhões de euros.

Os cooperantes da AM possuem 1.236 hectares. Em Monção, a área de cultivo de vinha é de 958 hectares, sendo 191 designados para as castas tintas, 111 para a Trajadura e os restantes 656 para a Alvarinho.

A Adega de Monção foi fundada a 11 de outubro de 1958, por 25 viticultores. Está situada na sub-região de Monção e Melgaço, onde a casta de Alvarinho é melhor representada, em plena Região Demarcada dos Vinhos Verdes.

Presidida por Armando Fontainhas, a AM prima pelo acompanhamento das novas tecnologias e na melhoria das suas instalações.

Entre 1986 e 2006 melhorou as condições tecnológicas de receção das uvas e o processo de vinificação, a capacidade de armazenamento, estabilização e engarrafamento dos vinhos; aumentou as instalações; criaram estruturas físicas que permitiram alagar a comercialização nacional e internacional, estando, neste momento, na Europa, em África e na América
do Norte e Sul.

Em 2005, criaram o Espaço Histórico e Cultual da AM, integrando, assim, na Rota dos Vinhos Verdes, Itinerário do Minho. Em 2009, a Adega foi galardoada pelo IAPMEI com o Estatuto de PME Excelência, que tem vindo a ser renovado todos os anos.

 

[Fotografia: Arquivo / DR]

 

PUB

Últimas