PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

É portuguesa a segunda melhor ligação ferroviária… de toda a Europa

28 Agosto, 2023 - 14:33

1055

0

Superada apenas pela ligação Hamburgo-Munique da Deutsche Bahn. 

A ligação ferroviária entre o Porto e Lisboa foi reconhecida pela Greenpeace como sendo a segunda melhor a nível nacional em toda a Europa, sendo superada apenas pela ligação Hamburgo-Munique da Deutsche Bahn.

 

O anúncio foi feito esta segunda-feira pela CP – Comboios de Portugal.

O estudo da Greenpeace avaliou 112 conexões entre cidades europeias, das quais apenas 12 foram categorizadas como “grandes rotas”.

 

Estes percursos distinguem-se pela oferta de mais de três comboios diários diretos, boa velocidade média, fiabilidade, custo inferior ao transporte aéreo e um preço abaixo dos 150 euros.

 

Apesar de todos os desafios provocados pelas recentes obras na Linha do Norte, a ligação Porto-Lisboa destaca-se de forma positiva, com preços que variam entre os 25,25 euros e os 44,60 euros, estando bem abaixo do limite estabelecido pela Greenpeace e também inferiores a uma viagem aérea.

O presidente da CP – Comboios de Portugal, Pedro Moreira, manifestou-se sobre o reconhecimento, destacando “o contínuo investimento e esforço da empresa na melhoria dos serviços de longo curso. Referiu ainda a renovação das carruagens do Intercidades e a revitalização das carruagens Arco adquiridas à Renfe, assim como os esforços de otimização do Alfa Pendular”.

Reconhecendo os desafios apresentados pela Greenpeace, como a reserva de bilhetes transfronteiriços e a complexidade nos sistemas de emissão de bilhetes, a CP encontra-se em fase de modernização dos seus sistemas de bilhética, visando tornar o processo de aquisição de bilhetes ainda mais simples, incluindo para quem viaja de outros países.

A análise da Greenpeace tem como pano de fundo questões ambientais, sublinhando que a substituição do avião pelo comboio na rota Porto-Lisboa poderia resultar numa poupança significativa de emissões de gases com efeito de estufa.

“Este reconhecimento enaltece o trabalho árduo de toda a equipa da CP, reforçando o nosso compromisso com a excelência no serviço prestado aos clientes e a sustentabilidade ambiental”, refere a operadora em comunicado.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/Sul Informação]

Últimas