PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

3

Monção

«E impono ei de novo nomen Monzon» – Monção faz hoje 761 anos

12 Março, 2022 - 00:00

1527

0

Foi a 12 de março de 1261 que o Rei D. Afonso III outorgou a carta de foral que consolidou a existência desta vila.

Monção celebra este sábado o seu Feriado Municipal. Foi a 12 de março de 1261 que o Rei D. Afonso III outorgou a carta de foral que consolidou a existência desta vila, tornando-a responsável pela condução do seu destino.

 

Nesta carta de povoamento lavrada naquela mesma data lêem-se as seguintes palavras assinadas pelo quinto rei de Portugal: “… facio quandam populationem in cauto de Mazedo e impono ei de novo nomen Monzon.”

 

Após dois anos sem celebrações, devido à pandemia da COVID-19, Monção volta a comemorar esta importante data para todos os monçanenses através da realização de momentos simbólicos e iniciativas focalizadas no desenvolvimento económico, cultural e turístico do concelho.

 

O programa deste ano começa às 9h30, com a Saudação da Banda Musical da Casa do Povo de Tangil, no Largo da Alfândega, seguindo-se, meia hora depois, a Cerimónia de Entrega de Títulos Honoríficos e Condecorações, no Cine Teatro João Verde.

 

Este ano, serão distinguidos como instituições de mérito o Rancho Folclórico das Lavradeiras de S. Pedro de Merufe e a Associação Moleirinhos do Gadanha, com a medalha de prata, e a Associação Sociocultural e Recreativa de Pinheiros, com a medalha de bronze.

 

Pelas 11h30, terá lugar a inauguração da escultura em homenagem ao folclore, junto ao Baluarte de São Bento, na Avenida das Caldas.

 

“Pretende-se distinguir a identidade cultural e etnográfica do nosso território, o qual encontra nos grupos folclóricos um exemplo vivo dessa ruralidade e autenticidade que, orgulhosamente, queremos preservar e valorizar”, refere o Município.

 

“A celebração da Carta do Foral representa a afirmação da identidade monçanense e dos nossos valores históricos, bem como a valorização das suas tradições e do património cultural das suas gentes. Constitui também uma excelente oportunidade para a promoção do concelho nas mais variadas áreas de intervenção”, acrescenta.

 

 

Programa

  • 9h30 Saudação da Banda Musical da Casa do Povo de Tangil, no Largo da Alfândega
  • 10h00 Cerimónia de entrega de Títulos Honoríficos e Condecorações, no Cine Teatro João Verde
  • 11h30 Inauguração de escultura em homenagem ao folclore, junto ao Baluarte de São Bento, na Avenida das Caldas

 

 

 

[Fotografia: DR]

Últimas