PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

É do Alto Minho… e é um dos três melhores municípios do País para viver

26 Outubro, 2022 - 16:41

4807

0

Ranking realizado pelo INTEC.

Caminha é um dos três melhores municípios para viver, a nível nacional, considerando vários critérios, mas desde logo o ambiental.

 

O estudo que coloca o concelho no topo do ranking foi realizado pelo INTEC – Instituto de Tecnologia Comportamental e os dados preliminares foram divulgados esta quarta-feira pelo Jornal de
Notícias.

 

A iniciativa Melhores Municípios para Viver é um barómetro de avaliação da Qualidade de Vida nos Municípios, tendo por base os 10 domínios consagrados na Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho (EUROFOUND).

 

De acordo com os dados já conhecidos, Boticas ocupa a primeira posição no que à qualidade de vida diz respeito, seguido de Caminha e Montalegre.

 

“Nós sabemos que é um privilégio viver no concelho de Caminha, mas é muito bom saber que há outras entidades, de fora, que fazem uma análise desapaixonada, objetiva, e que chegam a essa mesma conclusão. É uma excelente notícia para o nosso concelho, que nos encoraja, que nos dá ânimo e que reforça o nosso trabalho e a assertividade das decisões que temos tomado”, considera o Presidente da Câmara, Rui Lages.

 

No entanto, sublinha o autarca, “diz-se que a ‘sorte dá trabalho’ e no que respeita a garantir e manter a qualidade de vida é semelhante: dá trabalho – e estamos cá para isso, para trabalhar, e para fazer tudo para manter esta posição e para a melhorar. Todos os dias. Temos obtido outros bons resultados, noutros rankings, nas avaliações do Instituto Nacional de Estatística, do Instituto de Emprego e Formação Profissional. São leituras irrefutáveis, são indicadores que mostram que estamos no bom caminho, que nos animam, sem dúvida”.

 

O INTEC tem vindo a desenvolver esta iniciativa anualmente, em parceria com órgãos de comunicação social, desde 2008.

 

“A nossa metodologia de auditoria tem por base uma metodologia mista que contempla indicadores objetivos, que se referem às condições de vida objetivas e materiais dentro de cada município (infraestruturas) assim como indicadores subjetivos, que se baseiam na opinião e perceção das pessoas acerca das condições de vida oferecidas pelos municípios”, diz o INTEC.

 

 

[Fotografia: Arquivo/DR]

Últimas