O Município de Viana do Castelo participou, enquanto parceiro transfer no Projeto ALLOCATE, na primeira sessão de cocriação para refletir, partilhar contributos e alinhar estratégias.
Os alto-minhotos integram aquele projeto no âmbito da requalificação do antigo matadouro que passará a dar lugar ao Viana STARTS.
O projeto ALLOCATE é liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative. Visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
A Inteligência Artificial (IA) Verde (ou Green AI) refere-se ao desenvolvimento e implantação de sistemas de inteligência artificial que priorizam a eficiência energética e a sustentabilidade ambiental.
Viana do Castelo, Heidelberg (Alemanha) e Reggio Emilia (Itália) integram esta rede europeia que aprende, partilha e adapta soluções inovadoras a diferentes realidades urbanas.
“Exploramos em conjunto as necessidades, prioridades e abordagens de trabalho preferenciais, promovendo um momento de diálogo e construção conjunta”, refere o Município.
“Discutiram-se possíveis atividades, funções e elementos a integrar no roteiro de trabalho que irá orientar a implementação do projeto nos próximos meses. Um processo colaborativo que reforça o compromisso de todos os parceiros na criação de soluções alinhadas com os desafios e objetivos comuns”, acrescenta.

[fonte: Município Viana do Castelo]
O projeto é desenvolvido em parceria com a Universidade da Coruña, o Clúster TIC Galicia, o Grupo Altia e a Khora Urban Thinkers, permitindo a transferência de boas práticas europeias para a realidade local.
Segundo o vereador Ricardo Rego, “Viana do Castelo integra o ALLOCATE para transferir experiências de inovação europeia, reforçando um modelo de desenvolvimento responsável, sustentável e centrado nas pessoas”.
“Com esta iniciativa, a cidade reafirma o seu compromisso em estar na vanguarda da inovação urbana, aliando tecnologia, sustentabilidade e interesse público”.
Comentários: 0
0
0