PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Documentário ‘Alto do Minho’ em Bilbau e Nova Iorque

19 Setembro, 2013 - 08:23

145

0

O filme Alto do Minho, realizado por Miguel Filgueiras, será exibido no dia 12 de Outubro em Bilbau e no dia 20 em Nova Iorque. Em Espanha a projeção está inserida no NAFA Ethnographic Film Festival e nos Estados Unidos no The Margaret Mead Film Festival.

O filme Alto do Minho, realizado por Miguel Filgueiras, será exibido no dia 12 de Outubro em Bilbau e no dia 20 em Nova Iorque. Em Espanha a projeção está inserida no NAFA Ethnographic Film Festival e nos Estados Unidos no The Margaret Mead Film Festival.

Com estas presenças, o documentário completa dez passagens por festivais cinematográficos em Portugal (2), Canadá, Áustria, Estónia, Croácia, Letónia e Finlândia.

O NAFA e o Margaret Mead são considerados os mais conceituados festivais de cinema etnográfico do mundo. O primeiro é itinerante e organizado pela Nordic Anthropological Film Association, o segundo é da responsabilidade do American Museum of Natural History e deve o seu nome à mais conhecida antropóloga norte-americana.

A edição de 2013 do Margaret Mead Film Festival foi, segundo a organização, uma das mais concorridas de sempre com mais de um milhar de candidaturas de todo o mundo, das quais resultou a seleção de 39 filmes de 10 nacionalidades.
Não estando a concurso, devido à sua duração (49 minutos), Alto do Minho foi ainda assim selecionado pela organização do festival (dirigido por Rachel Chanoff, também curadora do MASS MoCA e consultora do festival de cinema Sundance) pela sua relevância estética e etnográfica.

Tratando-se de um festival dedicado ao cinema etnográfico e antropológico, o Margaret Mead também tem deixado marca na cinematografia mais alargada. Por exemplo; Spellbound, vencedor do festival em 2002; The Future of Food, em 2004; The Moon and the Son: An Imagined Conversation, em 2005 e The Blood of Yingzhou District, em 2006 vieram a ser distinguidos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas com a atribuição ou nomeação para os Oscars nas respectivas categorias.

O NAFA é o festival do género mais antigo da Europa e realiza-se cada ano numa cidade do continente, calhando em 2013 a vez a Bilbau, de 9 a 12 de Outubro. Sem seção competitiva, o festival irá apresentar os 20 documentários mais significativos do ano 2012, segundo o seu júri de seleção.

Paralelamente à mostra cinematográfica, o NAFA realizará um simpósio sobre a temática do cinema não-ficcional da actualidade, designado “Carácter e Destino: reflexões em torno do cinema etnográfico e documental contemporâneo”.
Nas discussões participarão, entre outros, Catherine Russel (autora do ensaio “Experimental Ethnography”) e J.P. Sniadecki (antropólogo e cineasta, realizador de Foreign Parts, de 2010, ou People’s Park, de 2012).

Alto do Minho foi premiado com o Galo Dourado na categoria Turismo Rural, no Art & Tur – Festival Internacional de Filmes de Turismo 2012, Barcelos.

Em Portugal foi também selecionado para a 7ª Mostra Vídeo Fundação Inatel, em Lisboa. Internacionalmente, conta já no seu palmarés com seleções para os festivais: Worldfilm (Estónia), FIFEQ (Canadá), Ethnofilm (Croácia), Ethnocineca (Áustria), FAS 2013 (Finlândia) e Cine-Scapes (Letónia).

Últimas