PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vale do Minho

‘Divididos’: Comédias do Minho apresentam espectáculo ao ar livre valorizando a paisagem

20 Junho, 2013 - 09:34

136

0

Em palco vão estar 13 atores e a história de Rei Lear, de William Shakespeare, serve de pretexto para abordar teatralmente a paisagem.

A Companhia de Teatro Comédias do Minho apresenta ‘Divididos’, uma co-produção com a Produções Suplementares, e cuja estreia está agendada para o próximo dia 27 de Junho, no concelho de Paredes de Coura.

Com encenação de Lee Beagley, este espectáculo caracteriza-se pelo contacto com a natureza, para além de uma forte componente musical.

Em palco vão estar 13 atores e a história de Rei Lear, de William Shakespeare, serve de pretexto para abordar teatralmente a paisagem.

Celeste Domingues, da Comédias do Minho, explica que não é a primeira vez que trabalham com Lee Beagley, que tem vindo a conhecer as perspetivas sociais e históricas do Alto Minho.

Este encenador ficou apaixonado pelas paisagens naturais da região do Vale do Minho e pelo facto de as pessoas ainda saberem o que a terra representa, querendo aproveitá-las para produzir um espectáculo teatral.

Em ‘Divididos’ imagine os atores livres de uma sala escura, livres para falar consigo diretamente, como fizeram os atores do teatro de Shakespeare, a contar a história.

Um rei que divide a sua terra pelas filhas e se encontra no meio de uma crise auto-infligida que o levará ao exílio: um velho sem abrigo, a enfrentar a crueldade da natureza e a crueldade ainda maior de crianças ambiciosas.

Um rei sem castelo, protegido por verdadeiros amigos que esperava ter, um comediante, um velho amigo, um mendigo louco e uma filha a quem deve implorar por perdão.

Em Lear, as coisas desmoronam-se, e as várias personagens enfrentam a crise. A forma como elas respondem a esse caos diz-nos quem elas realmente são. E esta é a origem de choque e de esperança no espetáculo.

Paredews de Coura é o concelho que acolhe a estreia deste espectáculo, a 27 de Junho, prolongando-se até 30 de Junho, e percorrendo espaços como a Casa do Outeiro, o Largo do Espírito Santo, o Largo da Feira/Ecce Homo e a Eira Comunitária de Porreiras.

Segue para Valença, entre 04 e 07 de Julho, Melgaço de 11 a 14 de Julho, Cerveira entre 25 e 28 de Julho, e Monção de 01 a 04 de Agosto.

Últimas