PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Distrito vai ter rede de cantinas sociais para apoiar famílias ‘vítimas’ da crise

26 Abril, 2012 - 10:18

156

0

Está para breve o início do funcionamento de uma rede de cantinas sociais no distrito de Viana do Castelo, de forma a ser um complemento de apoio na alimentação básica para famílias com maiores dificuldades económicas e financeiras. Ao que a RVM conseguiu apurar, o processo já se encontra na última fase, com o serviço distrital da Segurança Social a negociar os protocolos com várias Instituições Particulares de Solidariedade Social espalhadas pelos dez municípios.

Está para breve o início do funcionamento de uma rede de cantinas sociais no distrito de Viana do Castelo, de forma a ser um complemento de apoio na alimentação básica para famílias com maiores dificuldades económicas e financeiras.

Ao que a RVM conseguiu apurar, o processo já se encontra na última fase, com o serviço distrital da Segurança Social a negociar os protocolos com várias Instituições Particulares de Solidariedade Social espalhadas pelos dez municípios.

Recorde-se que, em Fevereiro passado, o Governo anunciou a criação de uma linha de crédito de 50 milhões de euros para ajudar instituições sociais com dificuldades financeiras, permitindo-lhes uma resposta social “muito mais abrangente”.

Estando a região alto-minhota em sintonia proporcional com o aumento da taxa de desemprego registada a nível nacional, e com micro e pequenas empresas a ter dificuldades em manter os postos de trabalho, a Segurança Social distrital está a ultimar pormenores para que cada concelho passe a disponibilizar uma cantina social.

Esta foi a garantia dada pelo novo diretor, Paulo Vale, ao deputado socialista eleito pelo Alto Minho, Jorge Fão, após um encontro realizado para atualizar a informação sobre o desenvolvimento de projetos e políticas de apoio social na região e avaliar as dificuldades sentidas e a capacidade de resposta.

O deputado refere que, apesar de o desejado ser o combate ao problema da dependência económica e fragilidade social das famílias, esta nova resposta social é benvinda.

Jorge Fão mostra-se preocupado com o atual cenário de desemprego da região alto-minhota, exigindo uma maior monitorização das equipas de Rendimento Social de Inserção para apoiar “situações de “necessidade extrema”.

Em cima da mesa esteve ainda o ponto de situação de alguns projetos para o distrito, ao nível de resposta social. A construção do Lar de Idosos da Cruz Vermelha de Valença foi um dos pontos em discussão entre Jorge Fão e o diretor da Segurança Social distrital, sendo que o deputado socialista saiu com a sensação de que o processo está a decorrer dentro da normalidade.

Em parceria com as IPSS’s, cada um dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo vai ter implementada, em breve, uma rede de cantinas sociais para apoiar famílias ‘vítimas’ da crise.
Contudo, o acesso a este serviço gratuito de refeições tem de ser devidamente comprovado.

Últimas