PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Dia Mundial do Não Fumador: Câmara promove rastreios de doença obstrutiva

17 Novembro, 2012 - 10:17

157

0

Três tendas, no Largo do Terreiro, estarão preparadas para receber todas as pessoas que quiserem saber mais sobre riscos a que estão expostas, conhecer hábitos de vida mais saudável e realizar rastreios, designadamente da doença pulmonar obstrutiva crónica.

O Dia Mundial do Não Fumador vai ser assinalado, este sábado, em Vila Nova de Cerveira com um conjunto de atividades que terão como ponto central o cancro e a sua prevenção.

Três tendas, no Largo do Terreiro, estarão preparadas para receber todas as pessoas que quiserem saber mais sobre riscos a que estão expostas, conhecer hábitos de vida mais saudável e realizar rastreios, designadamente da doença pulmonar obstrutiva crónica.

Esta é mais uma iniciativa do âmbito da “Saúde na Comunidade”, mas num formato alargado.

O autarca José Manuel Carpinteira refere que o objetivo desta ação prende-se com a necessidade de sensibilização sobre os malefícios do tabaco e a promoção de estilos de vida saudável. Ao mesmo tempo pretende-se ajudar a incutir hábitos saudáveis, promover a socialização e o lazer.
CERVEIRA – DIA MUNIDAL DO NÃO FUMADOR 2012

Os rastreios de doença pulmonar obstrutiva crónica começam pelas 09h30. Haverá também ateliês de alimentação saudável, cuidados da autoimagem, aula de ginástica, aula de danças de Salão, uma palestra sobre cancro e um lanche saudável a encerrar o dia, de que vão constar biscoitos, chá, frutos vermelhos, broa, mel e compotas caseiras.

A doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) é uma das principais causas de morbilidade crónica e atualmente é a quarta causa de mortalidade em todo o mundo. Trata-se de um doença crónica que pode limitar em grau variável a capacidade do doente de realizar as suas atividades diárias habituais diminuindo assim a sua qualidade de vida.

A DPOC é uma doença que se pode prevenir e tratar com algumas repercussões extrapulmonares importantes que podem contribuir para a gravidade do quadro clinico.

A Organização Mundial de Saúde estima que 600 milhões de pessoas sofrem de DPOC e que, destes, três milhões morrem em consequência da doença todos os anos e que apesar de todos os esforços a DPOC é uma doença insuficientemente diagnosticada e tratada.
Para alertar para esta doença e aproveitando o Dia Mundial de Não Fumador, a Clipóvoa de Vila Nova de Cerveira (Pneumologia) com o apoio logístico da Câmara Municipal e do laboratório Boehringer Ingelheim vai fazer um rastreio da DPOC ao longo deste sábado tendo no Terreiro uma tenda instalada com um espirómetro e uma técnica de cardiopneumologia a realizar exames para todos os interessados.

Últimas