PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra Mulheres: Marcha de sensibilização às 14h00

25 Novembro, 2013 - 09:13

187

0

A Câmara Municipal de Monção comemora o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra Mulheres, esta segunda-feira, com a realização de várias iniciativas destinadas a sensibilizar a comunidade monçanense para esta problemática social.

A Câmara Municipal de Monção comemora o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra Mulheres, esta segunda-feira, com a realização de várias iniciativas destinadas a sensibilizar a comunidade monçanense para esta problemática social.

Está prevista uma marcha de sensibilização aberta à comunidade local com concentração/saída da Escola Profissional de Monção, pelas 14h00, e chegada à Praça Deu-la-Deu Martins, em pleno centro histórico da localidade, num percurso de pouco mais de um quilómetro.

Naquele espaço histórico, decorrerá uma homenagem simbólica às vítimas de violência traduzida na distribuição pela praça de uma trintena de trabalhos, corações negros quebrados, efetuados pelos alunos da Universidade Sénior de Monção.

De acordo com o vereador da ação social, Paulo Esteves, a comemoração deste dia pretende alertar a sociedade para um dos problemas mais graves no seio familiar, onde, dentro de quatro paredes, são violados os direitos essenciais da pessoa humana e, em particular, os direitos das crianças que, em muitos casos, assistem aos atos de violência.

Em paralelo com a marcha e homenagem, a data irá assinalar-se com uma exposição alusiva à temática denominada “Não há violência contra mulheres”. Patente na Casa do Curro, até 02 de dezembro, mostra engloba diversas criações da autoria de alunos da escola secundária e profissional.

Entre estas, destacam-se poemas, desenhos, músicas, fotografias, cartazes, marcadores de livros etc. Trabalhos idealizados em ações de informação e sensibilização promovidas por técnicos do Gabinete de Atendimento à Família (GAF) junto dos alunos destes patamares de ensino.

A designação oficial do dia 25 de Novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher foi decretada pelas Nações Unidas (ONU), em 1999. Antes desta indicação, o dia 25 de Novembro já era vivido pelo movimento internacional de mulheres. A data está relacionada com a homenagem a Tereza, Mirabal-Patrícia e Minerva, presas, torturadas e assassinadas em 1960, a mando do ditador da República Dominicana, Rafael Trujillo.

Últimas