PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Ponte da Barca

Dia do Município: Agrupamento de Escolas promove atividades comemorativas

21 Outubro, 2013 - 09:33

172

0

Até sexta-feira, está programado um conjunto de atividades abertas à comunidade, entre exposições, documentários, e colóquios dedicados ao tema da Terra da Nóbrega.

O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca associa-se às comemorações dos 500 anos do Foral Novo de Ponte da Barca, outorgado em 1513 pelo Rei D. Manuel I, que se assinala na próxima quinta-feira, dia 24 de Outubro.

Até sexta-feira, está programado um conjunto de atividades abertas à comunidade, entre exposições, documentários, e colóquios dedicados ao tema da Terra da Nóbrega.

O presidente da Câmara barquense recorda que “as celebrações destes 500 anos começaram no ano passado com várias iniciativas”, destacando a inauguração da Rua 24 de Outubro, Praça Fernão de Magalhães, Praça Terras da Nóbrega e Praça Campo do Corro.

Obras que, de acordo com Vassalo Abreu, já eram desejadas há alguns anos e que agora são simbolicamente inauguradas.

De resto, o Dia do Município fica marcado pela atribuição de medalhas a figuras barquenses que se têm distinguido pelo mundo fora e com a apresentação a obra literária “Forais”, pelo historiador Amândio Barros, que é também o autor da obra “A naturalidade de Fernão de Magalhães revisitada”, onde concluiu que o navegador Fernão de Magalhães nasceu, efetivamente, em Ponte da Barca”.

Numa manifestação de público reconhecimento pela dedicação e empenho ao serviço do município e da sua comunidade, a autarquia barquense agracia com Medalha de Bons Serviços, cinco funcionários municipais que completaram quinze anos de serviço, quatro que completaram vinte anos de serviço e um que completou 30 anos de serviço.

No decorrer da cerimónia serão, ainda, homenageados com medalha de Honra, Manuel José da Rocha Armada, Professor Catedrático na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, da qual também é Presidente, Coordenador Científico e responsável pela área de Finanças, e os emigrantes barquenses: Susy Soares, Jornalista e Produtora de TV no Canadá; Américo da Silva, Encarregado de Missão de Tranquilidade Pública da Polícia Municipal de Agde, em França; e Manuel Brito, Presidente da A.R.C.O.P – Associação Recreativa e Cultural dos Originários de Portugal, em França.

O concerto dos Fado Violado, projeto de Ana Pinhal e Francisco Almeida que leva o fado a viajar até outras sonoridades, com destaque para o flamenco, encerra a cerimónia.

Últimas