PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Arcos de Valdevez

Dia do Concelho: Juvenal Peneda inaugura requalificação do Centro de Meios Aéros

11 Julho, 2012 - 10:29

247

0

Em causa está uma edificação complementar à atualmente existente, para alojamento dos militares que constituem a o Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro – GIPS, pertencentes à GNR, constituído por um efetivo de 35 militares, num investimento a rondar os 400 mil euros.

O Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna, Juvenal Peneda, inaugura, ao final desta manhã, a obra de requalificação do Centro de Meios Aéreos (CMA) de Arcos de Valdevez, no âmbito das comemorações do dia do concelho.

Em causa está uma edificação complementar à atualmente existente, para alojamento dos militares que constituem o Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro – GIPS, pertencente à GNR, constituído por um efetivo de 35 militares, num investimento a rondar os 400 mil euros.

De acordo com o autarca local, Francisco Araújo, a beneficiação do CMA era prioritária para manter e potenciar o grau de prontidão do GIPS, proporcionando uma melhoria de condições de trabalho aos agentes de protecção civil.

Trata-se de uma obra que vem beneficiar não só o concelho de Arcos de Valdevez, em termos operacionais, mas também todo o Alto Minho.

Francisco Araújo realça que, evitando deslocações e concentrando todos os operacionais no Centro de Meios Áereos, a resposta em casos de emergência será “mais rápica e eficaz”.

A construção de um edifício de suporte logístico permite a concentração de meios humanos e materiais, que até à data estavam dispersos, num só local possibilitando desta forma uma resposta pronta, eficaz e diversificada. Facilitará também a criação e a implementação de algumas especialidades atualmente existentes no GIPS, como sejam a Busca e Resgate em Montanha, a Busca e Resgate em estruturas Colapsadas.

Estabeleceu-se uma solução funcional que passa pela criação de um piso sobrelevado de alojamento e por uma zona térrea de entrada e abrigo de viaturas.

Com este edifício complementar, o Centro de Meios Aéreos de Arcos de Valdevez poderá funcionar como centro de operações de comando e controlo distrital destacado e/ ou de base permanente de meios áereos.

Últimas