PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Destruídos 43 ninhos de vespa asiática desde dezembro – Proteção Civil

25 Junho, 2013 - 08:15

142

0

A proteção civil informou que desde dezembro já foram destruídos 43 ninhos de vespa asiática (uma ameaça à produção de mel) na região do Alto Minho, 34 dos quais no concelho de Viana do Castelo.

A proteção civil informou que desde dezembro já foram destruídos 43 ninhos de vespa asiática (uma ameaça à produção de mel) na região do Alto Minho, 34 dos quais no concelho de Viana do Castelo.

“Temos 43 casos de ninhos participados e todos eles já foram destruídos. No entanto, podemos estar a falar de um número superior tendo em conta não existir qualquer obrigatoriedade de nos participarem essas ocorrências”, explicou o Comandante Operacional Distrital Operacional de Operações de Socorro (CODIS) de Viana do Castelo.

Segundo Armando Silva, o “grosso” dos ninhos desta vespa – maior e mais perigosa do que a nacional e que representa uma ameaça à produção de mel – já detetados situou-se no concelho de Viana do Castelo, com 34 casos identificados e destruídos.

Seguem-se os concelhos de Ponte de Lima (4) e Caminha (3), além de Vila Nova de Cerveira e Ponte da Barca, cada um com dois casos.

Um novo ninho terá sido detetado no sábado na freguesia de Sá, em Monção, precisamente à entrada da sede da Junta local. “Tudo indica que será mais um caso, mas ainda estamos a estudar a situação”, disse ainda Armando Silva.

Devido à presença deste ninho, o acesso à sede daquela Junta de Freguesia foi “vedado” pela autarquia, como medida de precaução, enquanto este não é removido.

A Proteção Civil de Viana do Castelo apelou à população, no início do ano, para participar a deteção de novos casos de ninhos de vespa asiática na região mas “sem alarmismos”.

As autoridades já previam, na altura, um aumento do número de casos nos meses seguintes, à semelhança da progressão da espécie registada em França e Espanha.

Desde dezembro de 2012 que a coordenação das operações de identificação e destruição de ninhos de vespa asiática na região está a cargo da Proteção Civil do distrito, sendo a destruição assegurada normalmente pelos bombeiros, com recurso a lança-chamas adaptados.

A presença desta vespa já se fez sentir em concelhos como Barcelos e Vila Verde, no distrito de Braga.

Últimas