PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Desporto
Minho

Desporto: Adeptos minhotos do FC Porto prestam homenagem a Pinto da Costa dia 9 de agosto

21 Julho, 2019 - 08:14

620

0

PUB O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, vai ser homenageado pelos adeptos minhotos no próximo dia 9 de agosto. Trata-se de uma iniciativa co-organizada por todas […]

PUB

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, vai ser homenageado pelos adeptos minhotos no próximo dia 9 de agosto.

Trata-se de uma iniciativa co-organizada por todas as casas do FC Porto da região do Minho, que pretende prestar tributo ao dirigente desportivo que venceu mais títulos à frente de um clube de futebol.

Nascido a 28 de dezembro de 1937, Pinto da Costa assumiu a presidência dos dragões em 1982. Tornou-se o 33º presidente do clube. O FC Porto arranca então para anos que viriam a figurar entre os mais gloriosos do clube, havendo quem lhes chame mesmo a época de ouro.

Nesse mesmo ano de 1982, o hóquei em patins do clube, que não havia vencido qualquer título desde a sua implementação em 1955, vence a Taça das Taças, arrancando para um período durante o qual o clube venceu o mesmo título no ano seguinte de 1983, a Taça dos Clubes Campeões Europeus e a Taça Continental em 1986, a Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1990, e a Taça CERS em 1994 e 1996.

No futebol, a Loja Azul aparece em 1983. Logo no ano seguinte, o FC Porto chega à sua primeira final Europeia de futebol, na Taça das Taças, contra a Juventus, da qual sai derrotado pela margem mínima de 2-1. Em 1985, deu-se a criação da revista do clube, Dragões. Em 1986, faz-se o rebaixamento do relvado do Estádio das Antas. Em 1987, o FC Porto vence a Taça dos Campeões Europeus, a Taça Intercontinental e depois a Supertaça Europeia relativa à mesma época, já no início de 1988.

A década de 1990 seria gloriosa para o futebol portista graças à conquista de oito campeonatos, cinco deles consecutivamente – o Pentacampeonato, feito inédito no futebol português, em 1999, ano em que conseguiu obter também o Pleno Nacional.

Já no século XXI, o clube azul e branco inauguraria, em 2002, o CTFD PortoGaia, e aumentaria o seu palmarés internacional, vencendo quer o Campeonato Nacional quer a Taça UEFA em 2003, ano da inauguração do novo Estádio do Dragão, e o Campeonato Nacional e a Liga dos Campeões em 2004 sob o comando de José Mourinho e a Taça Intercontinental do mesmo ano. No ano de 2009 conquista o segundo Tetracampeonato de futebol da sua presidência e da história do clube. Em 2011 viu o FC Porto conquistar a Liga Europa e a fazer ainda mais um Pleno Nacional.

A homenagem a Jorge Nuno Pinto da Costa vai ter lugar na Quinta da Malafaia, em Antas, Esposende. O início do convívio está marcado para as 19h30. Os bilhetes estão à venda em todas as casas do FC Porto do Minho.

 

[Fotografia: José Coelho]

 

PUB

Últimas