PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Desnível Positivo comemora 2º aniversário com trilho e muita retrospetiva

25 Janeiro, 2014 - 09:33

159

0

A Desnível Positivo comemora, este mês de janeiro, dois anos de boas práticas desportivas. Para assinalar a data, está agendado, para este sábado, o Trilho dos Abutres, prova que conta como segunda etapa do circuito. São mais 45 km.

A Desnível Positivo comemora, este mês de janeiro, dois anos de boas práticas desportivas. Para assinalar a data, está agendado, para este sábado, o Trilho dos Abutres, prova que conta como segunda etapa do circuito. São mais 45 km.

Tudo começou, pode dizer-se, com uma grande influência de Carlos Sá, atleta ultramaratonista, que despoletou a organização e promoção do Grande Trail da Serra d’Arga, por reconhecer as excelentes condições do território para a prática desta modalidade.

O Trail Running ganha assim uma maior visibilidade e também adeptos no concelho de Caminha.

Logo no primeiro mês de vida, obteve a sua primeira vitória no II Trail dos Abutres. Ganhava, na altura, Nuno Silva a competição de Ultra-trail (45km) e Carlos Sá a de Trail (20km). Em janeiro de 2014, passados dois anos, a Desnível Positivo comemora o aniversário vencendo por equipas a 1ª etapa do circuito nacional da Associação Trail Running de Portugal, assumindo-se como uma das principais favoritas à vitória Final.

O Trail Vicentino da Serra foi o palco da 1ª prova do circuito nacional de Trail Running na distância de 37 Km, onde marcaram presença 16 atletas da associação desportiva oriunda de Caminha.

Na verdade, a Desnível Positivo possui 76 associados, dos quais 32 são sócios atletas. Assim, num só fim de semana, a associação consegue marcar presença em diferentes provas: no distrito, a nível nacional e internacional. Tem sido, aliás, desta forma, que a associação se tem destacado.

O lema é “Desnível Positivo, muito mais que um clube, uma Família” e isso sente-se em cada prova, em cada subida ao pódio, em cada treino-convívio ou em cada evento organizado.

Por entre as várias conquistas, destaca-se a fundação da Associação Trail Running de Portugal, da qual o vice-presidente pertence à Desnível Positivo, e a integração da Desnível Positivo no órgão de supervisão “Association du trail mondiale”, organismo que supervisiona o trail a nível mundial.

No futuro, a direção assume que quer desenvolver o núcleo do Porto através de treinos conjuntos, bem como estruturar a equipa na Galiza, para uma melhor potenciação da vocação luso-galaica da associação.

Também a consolidação do Grande Trail da Serra d’Arga passa pelos grandes objetivos da Desnível Positivo, que faz questão de vincar também a missão de proteção da natureza, já que “o Trail Running é prática de atletismo em ambientes de montanha, onde prevalece o respeito pela natureza”.

Últimas