Foi cancelada a edição deste ano do Desfile Nacional do Traje Popular Português.
O evento, que em 2022 passou por Monção, iria este ano ter lugar em Viseu no próximo sábado, dia 21 de setembro.
No entanto, devido aos violentos incêndios que afetaram aquela zona, o Município local, segundo a Federação do Folclore Português (FFP), decidiu cancelar e adiar o evento para o próximo ano.
“Na última semana, o país tem sido fustigado pelos incêndios florestais e os distritos do Porto, Aveiro e Viseu estão a ser particularmente afetados por diversas frentes de fogo, de rápida propagação e difíceis de controlar”, refere a FFP em comunicado.
“Em virtude destes acontecimentos, o Município de Viseu decidiu cancelar todas as atividades e iniciativas previstas na programação da Feira Franca de Viseu até sexta-feira, dia 20 de setembro, assim como, em decisão conjunta com a Federação do Folclore Português, adiar para 2025 o XXVII Desfile Nacional do Traje Popular Português que aconteceria no dia 21 de setembro no Campo de Viriato”, lê-se.
“Esta decisão foi tomada tendo em conta o estado de calamidade decretado em muitos Municípios, à previsão de chuva para sábado, e à incerteza quanto ao desenvolvimento dos incêndios, tendo sido consensual que deslocar perto de 1.200 pessoas para uma região tão afetada do país não era prudente, tendo sido relevada a segurança dos participantes e dos visitantes do evento”, conclui.
O Desfile Nacional do Traje Popular Português tem como objetivo a divulgação e valorização do modo de trajar do povo português nas últimas décadas do século XIX e primeiras do século XX, bem como a promoção da arte, riqueza e diversidade do traje nacional.
É uma iniciativa organizada pela Federação do Folclore Português.
Comentários: 0
0
0