PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Desemprego em Espanha preocupa sindicato que teme mais encerramentos no distrito

8 Janeiro, 2013 - 14:28

117

0

O nível de desemprego, em Espanha, diminuiu em Dezembro, mas ainda está em níveis recorde, com 4,85 milhões de desempregados. Os dados são do ministério espanhol do Trabalho.

O desemprego em Espanha está a afectar o distrito de Viana do Castelo, já que muitos portugueses se encontram a trabalhar na vizinha Galiza. Em muitos casos, o país vizinho era e é visto como uma fuga à falta de emprego em Portugal.

A preocupação é denunciada pelo coordenador da União de Sindicatos de Viana do Castelo, que fala em quase 16 mil trabalhadores sem emprego no distrito.

O nível de desemprego, em Espanha, diminuiu em Dezembro, mas ainda está em níveis recorde, com 4,85 milhões de desempregados. Os dados são do ministério espanhol do Trabalho.

Confrontado com esta situação, Branco Viana realça que as zonas fronteiriças estão a ser afectadas “altamente” pela crise económica em Espanha, em vários sectores, ao nível da construção civil, no sector da indústria, automóvel e no sector naval.

De resto, o responsável realça que, nos “próximos tempos”, se prevê o encerramento de pequenas indústrias no distrito, afectadas pela crise nacional.

Branco Viana admite que existem algumas “coisas sinalizadas” às quais estão atentos. Diz que é necessário uma “inversão deste tipo de política”, referindo que os concelhos de interior não têm “soluções nenhumas à vista” em termos de emprego.

O dirigente diz ainda que a falta de trabalho nos concelhos de interior contribui ainda mais para o abandono desta região, por parte dos jovens, que saem à procura de novas oportunidades.

Dados do ministério espanhol do Trabalho indicam que, no total, o número de desempregados em Espanha é de 4.848 723. Existem mais 426.364 desempregados do que no mesmo período de 2011, ou seja, mais 9,64 por cento.

Uma realidade que não passa ao lado do distrito de Viana do Castelo.

Últimas