PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Deputados do PS visitam estaleiros de Viana

11 Fevereiro, 2013 - 09:00

144

0

Uma delegação de deputados socialistas visita, esta segunda-feira, os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), iniciativa autónoma que surge depois de a maioria ter chumbado a deslocação oficial da Comissão Parlamentar de Defesa à empresa.

Uma delegação de deputados socialistas visita, esta segunda-feira, os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), iniciativa autónoma que surge depois de a maioria ter chumbado a deslocação oficial da Comissão Parlamentar de Defesa à empresa.

Segundo fonte do grupo parlamentar do PS, a iniciativa começa pelas 11:00 e, além de reuniões com a administração e com a comissão de trabalhadores, prevê a visita dos deputados a várias áreas dos ENVC.

A delegação é constituída pelos deputados Miranda Calha, João Soares, Marcos Perestrello, Fernando Medina e Jorge Fão, que querem “inteirar-se de diversos aspetos relacionados com a administração e com a situação laboral” dos estaleiros, disse a mesma fonte.

A venda dos estaleiros está suspensa desde dezembro, devido à investigação lançada pela Comissão Europeia aos apoios estatais de 180 milhões de euros, atribuídos aos ENVC entre 2006 e 2010.

Estas dúvidas já levaram o grupo brasileiro Rio Nave a desistir do negócio.

Nesta altura mantém-se na corrida apenas o grupo russo RSI Trading, que estendeu a validade da proposta vinculativa de compra dos estaleiros até ao início de março.

A maioria PSD/CDS-PP chumbou, a 23 de janeiro, um requerimento do PS para agendar a visita dos deputados da Comissão de Defesa aos ENVC, o que logo na altura levou os socialistas a anunciarem a organização de uma visita própria.

Os deputados do PSD e do CDS-PP justificaram a recusa por não quererem “colaborar” com nada que possa “comprometer” o sucesso do processo de reprivatização.

Também o presidente da Câmara de Viana do Castelo já assumiu “profunda preocupação” com a situação dos ENVC e será recebido em Lisboa, na terça-feira, pelo secretário de Estado da Defesa, Paulo Braga Lino.

“Face às notícias sobre os estaleiros quero ser informado pelo Governo se já estão esclarecidas as dúvidas colocadas pela Comissão Europeia e qual será o procedimento a seguir se Bruxelas não aceitar os esclarecimentos”, disse José Maria Costa.

O autarca socialista insiste na necessidade de o Governo revelar se existem “cenários alternativos” pensados para a empresa, de capitais totalmente públicos e que emprega atualmente 625 trabalhadores.

Últimas