PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Deputados do PS questionam ministro da Educação sobre reunião em Viana com militantes do PSD

27 Outubro, 2012 - 10:34

155

0

Os deputados do PS apresentaram um requerimento, dirigido ao ministério da Educação e Ciência, solicitando informações sobre a deslocação do ministro Nuno Crato a Viana do Castelo, a convite do PSD local.

Os deputados do PS apresentaram um requerimento, dirigido ao ministério da Educação e Ciência, solicitando informações sobre a deslocação do ministro Nuno Crato a Viana do Castelo, a convite do PSD local.

O documento, na forma de pergunta ao ministério e da autoria do Grupo Parlamentar do PS, deu entrada na Assembleia da República e descreve “alguma apreensão e incompreensão” sobre a reunião que Nuno Crato manteve em Viana do Castelo, a 23 de outubro, apenas com dirigentes locais e militantes do PSD.

“Com efeito, em virtude desta invulgar reunião, a comissão política concelhia do PS emitiu um comunicado, no qual mostrava o seu desagrado com este encontro que denomina de ‘clandestino’ e que, inexplicavelmente, não contou com a participação dos ‘parceiros institucionais que estão no terreno’, nomeadamente as autarquias ou os agrupamentos escolares”, lê-se no requerimento.

Os deputados socialistas acrescentam que “numa época em que os cortes na área da Educação são avultados” e “tendo em conta as inúmeras reformas” em curso, “seria importante e crucial” que a deslocação “tivesse como objetivo conhecer da efetiva realidade do distrito e dos inúmeros problemas que continuam por resolver”.

Além de questionarem sobre os “meios que foram utilizados para esta deslocação” e “quem suportou tais encargos”, os deputados do PS querem ainda esclarecer se a reunião foi requerida pelo PSD local ou agendada pelo ministério da Educação e Ciência.

“Partindo do princípio que esta deslocação pretendia discutir a atualidade no setor da educação, porque motivo não foram convocados os parceiros institucionais que se encontram no terreno e que, em primeira mão, poderiam dar conta dos principais problemas nas estruturas educativas do distrito?”, questionam.

Esta visita de Nuno Crato, a convite do Grupo de Estudos e Informação (GEI) da comissão política distrital do PSD de Viana do Castelo, aconteceu na véspera da presença oficial do ministro em Vila Verde e Ponte de Lima para a inauguração de centros escolares, em parceria com as autarquias locais.

No caso de Viana do Castelo, o autarca e presidente da concelhia do PS, José Maria Costa, afirmou no próprio dia, em comunicado, tratar-se de uma “visita clandestina” à cidade e que teve conhecimento da mesma pela comunicação social local.

Igualmente em comunicado, a distrital do PSD afirmou que durante a reunião Nuno Crato “ouviu, informou e esclareceu os participantes das políticas educativas que têm sido implementadas” pelo ministério.

“O gabinete apresentou um estudo sobre a Educação no Alto Minho e sugeriu a complementaridade dos cursos politécnicos com as empresas locais”, lê-se no comunicado da distrital.

No mesmo documento, o presidente daquele órgão, Eduardo Teixeira, afirma ainda “lamentar” a posição do PS local, classificando as críticas como um caso “inconcebível” de “ciúmes”.

“Sobretudo quando vindo da parte de quem, em vez de estar preocupado em defender os interesses do Concelho e da Região, despende energias com comentários despropositados e mesquinhos”, remata o comunicado do PSD.

Últimas