PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Galiza

Demissão de autarca de Santiago de Compostela suspende encontro do Eixo Atlântico

16 Abril, 2012 - 16:32

204

0

A confirmação da suspensão do encontro, que estava agendado para terça-feira na capital da Galiza, foi feita à Agência Lusa por fonte do Eixo Atlântico, que reúne as 34 maiores cidades do noroeste peninsular.

O Eixo Atlântico suspendeu a realização do encontro entre responsáveis das cidades do Norte de Portugal e Galiza, servidas por portos e aeroportos, depois de o autarca de Santiago de Compostela, anfitrião da cimeira, ter apresentado hoje a demissão.

A confirmação da suspensão do encontro, que estava agendado para terça-feira na capital da Galiza, foi feita à Agência Lusa por fonte do Eixo Atlântico, que reúne as 34 maiores cidades do noroeste peninsular.

Em causa está o pedido de demissão do alcaide de Santiago de Compostela, Gerardo Conde Roa (PP), apresentado hoje pelo próprio, em conferência de imprensa, menos de um ano depois de ter sido eleito (23 de maio de 2011).

O autarca demissionário está acusado formalmente pela Justiça espanhola, desde hoje, de um crime fiscal, por não ter apresentado uma declaração de IVA pela venda de 61 vivendas em 2010.

Estará em falta, perante o Estado espanhol, em 291 mil euros de impostos.

Face ao momento delicado vivido na capital da Galiza, os dirigentes do Eixo Atlântico decidiram também hoje suspender a realização do encontro entre as cidades com portos e aeroportos, que deveria acontecer na terça-feira, para definir uma “posição comum” sobre a conectividade daquelas infraestruturas.

“Será realizado numa data a marcar posteriormente”, explicou à Lusa fonte do Eixo Atlântico, que justifica esta reunião com o objetivo de “encontrar soluções comuns para os problemas da intermodalidade” entre os portos e aeroportos daquela eurorregião, “tanto da conexão interna em cada cidade, como a nível da conexão externa entre as diversas cidades”.

A reunião deverá envolver, de Espanha, os autarcas de Vigo, Pontevedra, Vilargarcía de Arousa, Corunha, Ferrol, Monforte e Santiago de Compostela, e de Portugal apenas os municípios do Porto e de Viana do Castelo.

Últimas