PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Galiza

De Espanha chegam os bons ventos do TDT para Monção. De Portugal, Associação de Freguesias do Vale do Mouro só recebeu resposta do CDS

12 Dezembro, 2011 - 09:55

220

0

Para a população de Monção os "ventos" de Espanha são, afinal, até melhores que os portugueses, pelo menos a avaliar pela satisfação com o serviço de Televisão Digital Terrestre (TDT) daquele país, o único a chegar ao concelho.

Para a população de Monção os "ventos" de Espanha são, afinal, até melhores que os portugueses, pelo menos a avaliar pela satisfação com o serviço de Televisão Digital Terrestre (TDT) daquele país, o único a chegar ao concelho.
Do lado português, para já, tem acesso aos quatro canais analógicos mas sabe que a partir de Abril, pela via terrestre, nem isso vai restar. Ao todo serão mais de 7.000 pessoas do concelho de Monção, junto à fronteira, na mesma situação.
O presidente da Junta de Freguesia de Merufe, realça que para ver o TDT espanhol não gastou um cêntimo. Márcio Alves continua sem perceber o porquê das diferenças.
Em toda Espanha, segundo dados oficiais do Governo, a cobertura pela rede convencional de TDT chega a 98 por cento da população. Em Portugal, a PT, empresa responsável pela implementação do processo de migração do analógico para o digital, já tinha explicado que o acesso generalizado à TDT será feito através de centros emissores terrestres. Contudo, uma "pequena" percentagem da população terá acesso às emissões digitais através de uma tecnologia complementar, via satélite. Essa previsão passa por cobrir 92 por cento da população com a rede convencional e nas zonas "sombra" os utilizadores terão de gastar 116 euros, para assegurar a cobertura satélite. Tratando-se de um meio complementar de cobertura, pelo kit que engloba descodificador e antena parabólica, a PT, empresa encarregada de montar a rede nacional de TDT, não pode cobrar mais de 55 euros ao cliente, acrescidos de 61 euros pela instalação.
Para já, a Associação de Freguesias do Vale do Mouro só obteve resposta dos deputados do CDS-PP ao abaixo-assinado enviado durante o mês de Outubro a contestar esta "descriminação". Márcio Alves espera bom-senso dos restantes partidos e do Governo, caso contrário, o ano de 2012 pode começar com protestos nas ruas e nos tribunais.
Com o tempo a escassear, de Espanha chegam os bons ventos do TDT para Monção. De Portugal, Associação de Freguesias do Vale do Mouro só recebeu resposta do CDS-PP.

RVM COM LUSA

Últimas