PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Daniel Campelo defende aluguer ou cedência de terras para que agricultura possa ser mais rentável

26 Março, 2012 - 17:15

197

0

O secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo, defendeu hoje a “mudança de mentalidades e de atitude” para que a agricultura possa ser mais rentável e competitiva, sem subsídios.

O secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo, defendeu hoje a “mudança de mentalidades e de atitude” para que a agricultura possa ser mais rentável e competitiva, sem subsídios.

O responsável considera que terão de existir mecanismos para que a terra possa ser trabalhada, nem que seja por aluguer ou cedência, em termos de gestão, dando, a quem quer trabalhar, uma oportunidade. Recorde-se que o sector primário é cada vez mais procurado pela classe jovem, como forma de combater o desemprego sentido no país.

Diz Daniel Campelo que é um “pecado económico e social abandonar a terra”, sendo certo que o Governo quer criar mecanismos e benefícios para quem quiser cultivar a terra.

Em entrevista à Rádio Vale do Minho, a fígura de Estado frisou que a floresta é “rentável”. Emprega actualmente 260 mil pessoas no país.

Daniel Campelo falava, esta tarde, no seminário “Competitividade Empresarial na Fileira Agro-Florestal”, uma sessão promovida pela Associação de Agricultores do Minho (Agresta) e na qual marcaram presença o autarca local, José Emílio Moreira, e os deputados eleitos pelo distrito de Viana do Castelo.

Na sessão, José Emílio Moreira deixou ainda um apelo ao governante para que seja aprovado o projeto de “emparcelamento” nas freguesias de Barroças e Taias e Moreira, que está na “gaveta” por falta de fundos comunitários. Daniel Campelo garante que fará de tudo junto do Ministério da Agricultura para que possa ser viabilizado nos próximos tempos.

Depois de recentemente aprovada pela Autoridade Florestal Nacional, os orgãos sociais da Zona de Intervenção Florestal (ZIF) de Monção tomaram posse esta segunda-feira, sob o olhar atento do secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo.

A ZIF Monção abrange uma área de 6745 hectares, englobando vários prédios rústicos das freguesias de Barbeita, Bela, Cambezes, Longos Vales, Merufe, Monção, Sago, Segude e Troviscoso. A gestão da ZIF está a cargo da Agresta.

Últimas