PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Cuidados de saúde primários, internet wireless e rebanho comunitário são promessas do executivo de Sá para 2012

14 Dezembro, 2011 - 15:35

175

0

A junta de freguesia de Sá, em Monção, deverá submeter no próximo sábado, em assembleia de freguesia, as 56 propostas aprovadas no Orçamento Participativo e que irão constar no orçamento da freguesia, no próximo ano. Das 166 propostas apresentadas, apenas 56 receberão luz verde para avançar, com destaque para três projectos, aos quais o executivo atribui um "carácter inovador".

A junta de freguesia de Sá, em Monção, deverá submeter no próximo sábado, em assembleia de freguesia, as 56 propostas aprovadas no Orçamento Participativo e que irão constar no orçamento da freguesia, no próximo ano. Das 166 propostas apresentadas, apenas 56 receberão luz verde para avançar, com destaque para três projectos, aos quais o executivo atribui um "carácter inovador". No próximo ano, a aldeia de Sá verá construido um rebanho comunitário, terá internet wireless em toda a freguesia e receberá a visita regular de um profissional de saúde (médico ou enfermeiro), para prestar os cuidados de saúde à população.
Para avançar com estes projectos, o executivo decidiu reforçar a verba prevista inicialmente, que passou dos 20 mil para os 75 mil euros. Filipe Quintas realça que esta medida resulta de uma "gestão financeira rigorosa", mantida pelo executivo.
O presidente da junta de freguesia de Sá lamenta apenas não ter tido o apoio da câmara municipal, naquela que foi uma iniciativa pioneira no concelho. Filipe Quintas diz-se surpreendido com a falta de apoio por parte do executivo, quer em termos monetários, quer também na marcação de audiência para a apresentação do projecto, facto que não veio a acontecer.
Ainda assim, o responsável sublinha que esta foi uma "experiência muito importante" para a freguesia, devido ao nível de participação sentida. Nesta sequência, o executivo de Sá aprovou um "voto de recomendação" a outras freguesias e municípios.
Aprovadas as 56 propostas pelo executivo local, as mesmas deverão ser submetidas ao aval da assembleia de freguesia, no próximo sábado. Mediante total aprovação, os projectos deverão ser implementados em 2012. Satisfeito com o impacto e com os resultados do Orçamento Participativo, Filipe Quintas admite repetir esta iniciativa nos próximos anos.

Últimas