PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Crise na construção civil na Galiza já trouxe de volta mais de dois mil trabalhadores. Congelamento de obras e falta de investimento razões mais apontadas

7 Março, 2011 - 10:18

200

0

A crise no sector da construção civil na Galiza, Espanha, tem engrossado a taxa de desemprego de muitos portugueses que por lá estavam a trabalhar. Desde 2008, já regressaram mais de dois mil trabalhadores.

A crise no sector da construção civil na Galiza, Espanha, tem engrossado a taxa de desemprego de muitos portugueses que por lá estavam a trabalhar. Desde 2008, já regressaram mais de dois mil trabalhadores. Esta foi uma das principais conclusões do encontro desta sexta-feira, que juntou à mesma mesa, os Sindicatos do Norte de Portugal e Galiza. À Rádio Vale do Minho, o presidente da União de Sindicatos do distrito diz que esta situação de desemprego na construção civil, em Espanha, país no qual ronda uma taxa na ordem dos 20 por cento, é o resultado da "conjuntura económica", da "falta de investimento", do "congelamento de muitas obras " e do cancelamento de "contratos com empreiteiros portugueses".
Se há dez anos, eram cerca de 10 mil os portugueses na trabalhar na Galiza, hoje o número é bem menor, com o registo de cerca de apenas três mil portugueses. Ora o desemprego do lado de lá, tem levado os portugueses a regressar a Portugal. Branco Viana refere que esta situação vem, em certa parte, agravar a situação de emprego no Norte de Portugal, região onde também não há investimentos a nivel da construção civil. Viana do Castelo e Braga são os distritos onde mais portugueses ficaram sem emprego em Espanha.

Últimas