PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Crise: IPVC lança bolsa de alunos colaboradores remunerados e calendários personalizados de pagamento de propinas

26 Junho, 2012 - 12:21

142

0

Trata-se de um conjunto de medidas que visam identificar e colmatar eventuais dificuldades sentidas pelos alunos e que vão manter-se “enquanto houver um estudante carenciado”.

Atendendo ao atual contexto de crise, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) implementou no terreno uma bolsa de alunos colaboradores remunerados e calendários personalizados de pagamento de propinas.

Trata-se de um conjunto de medidas que visam identificar e colmatar eventuais dificuldades sentidas pelos alunos e que vão manter-se “enquanto houver um estudante carenciado”.

Num universo de 4500 alunos, 1300 são bolseiros. Consciente de que Portugal vai demorar “alguns anos” a sair desta situação “terrível” em que se encontra, o presidente da instituição não consegue quantificar para já os efeitos, mas quer antever consequências “maiores”.

Para tal acaba de ser criada uma bolsa de colaboradores, constituída por alunos que prestam pequenos serviços na instituição, com o principal objetivo da profissionalização, mas para os quais recebem uma remuneração em dinheiro ou em outros benefícios de ajuda à sua frequência no IPVC.

Apesar de não ser um valor “significante”, o politécnico vianense recebeu, em comparação com o mesmo período de 2011, menos 50 mil euros de proprinas, num total de 3,5 milhões. Atrasos que advém de alunos até aqui não carenciados, e que passam a ter uma solução. A ideia é fazer acordos de calendários de pagamento personalizados, ajustando o calendário pretendido pela família ao da lei a que o IPVC está sujeito.

De resto, Rui Teixeira pretende também uma maior sensibilização no seio da comunidade académica para detetar casos de carência envergonhada e poder agir atempadamente. Não obstante, a instituição também disponibiliza cabazes de produtos básicos nos bares a preços reduzidos, numa parceria com vários movimentos solidários da região.

Para colmatar os efeitos da crise, o IPVC lança uma bolsa de alunos colaboradores remunerados e implementa calendários personalizados de pagamento de propinas.

Números sobre abandono escolar nesta instituição só no momento das candidaturas para o próximo ano lectivo, mas até 31 de Dezembro de 2011, altura na qual os alunos podem desisitir e receber o valor das propinas já pagas, o IPVC não notou diferenças significativas.

Foto: IPVC

Últimas