PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Crianças do Centro Escolar da vila querem ser “Heróis da Fruta”

2 Março, 2012 - 08:17

191

0

Os cerca de 100 alunos cerveirenses já redigiram a letra para o concurso que está, neste momento, no topo das preferências, entre 215 estabelecimentos de ensino de todo o país. O vencedor é divulgado sábado.

O Centro Escolar de Vila Nova de Cerveira está, em primeiro lugar, no projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”. Campos e Covas também concorrem, estando bem posicionados para integrar o lote dos 20, para virem também a receber alguns benefícios.

Esta iniciativa promovida pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), que visa incentivar as crianças até aos 10 anos a consumirem mais fruta diariamente, propôs, entre várias atividades, que jardins-de-infância e escolas básicas do 1º ciclo, públicas ou privadas, apresentassem uma letra para o “Hino da Fruta”.

Os cerca de 100 alunos cerveirenses já redigiram a letra que está, neste momento, no topo das preferências, entre 215 estabelecimentos de ensino de todo o país. O vencedor é divulgado sábado.

Mais do que ganhar algum prémio, a educadora Henriqueta Braga destaca a grande participação e interesse, não só dos alunos, como dos próprios encarregados de educação para a importância de consumir três doses de fruta diárias.

Henriqueta Braga explica que o Centro Escolar de Vila Nova de Cerveira já vinha, desde há algum tempo, a incentivar as crianças a consumirem fruta, sendo que o próprio lanche matinal já integra uma peça deste alimento.

Esta iniciativa da APCOI só veio aumentar o número de peças de fruta consumidas nesta escola.

A estatística nacional do consumo de frutas nas escolas portuguesas é de apenas 2 por cento, número que a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil quer inverter, e já implementou atividades no terreno para que as escolas sejam veículo de informação e divulgação.

O projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” está a ter uma grande adesão, sendo que no Vale do Minho, o Centro Escolar de Vila Nova de Cerveira é o único a participar, e a estar, para já, no primeiro lugar, entre mais de duas centenas de concorrentes.
Já o´pré-escolar de campos e Covas também são candidatos, estando mais atrás, mas podendo integrar a lista dos 20, para depois serem alvo de selção e também receberem algumas vantagens.

O prémio é um reforço do apoio da APCOI, que se deslocará ao estabelecimento de ensino vencedor, promovendo atividades com os alunos, de forma consolidar os hábitos de consumo de fruta.

A votação termina este sábado.

Últimas