Cerca de meia centena de crianças de Monção – entre os 6 e os 10 anos de idade – foram até ao concelho de As Neves, na Galiza, para participar no projeto Encontro de Cultura Entre Margens.
Orientadas por oito monitores, tiveram oportunidade para brincar com jogos de outros tempos, celebrando a amizade e a cultura popular.
A atividade voltou a realizar-se esta quarta-feira, em moldes semelhantes, no jardim da Biblioteca Municipal de Monção.

[crédito fotografia: Município Monção]

[crédito fotografia: Município Monção]

[crédito fotografia: Município Monção]
Numa manhã de convívio, partilha e diversão, no verdejante espaço exterior daquele equipamento cultural, num verdadeiro encontro de cultura entre margens, as crianças mostraram que os jogos tradicionais, espólio genuíno do nosso património imaterial, continuam vivos e recomendam-se.

[crédito fotografia: Município Monção]

[crédito fotografia: Município Monção]
Numa manifestação de alegria sem fronteiras, com sorrisos alargados e t-shirts desenhadas com um herói de banda desenhada ou um emblema gerador de paixões, realizaram-se corridas de sacos, jogo das latas, apanhada e cabra cega.
Não houve primeiro, segundo ou último. Todos participaram, todos ganharam. Longe do teclado, perto da relva, das árvores e de novos amigos. Os jogos tradicionais, que marcaram gerações, continuam, pelo que vimos, a encantar as crianças de hoje.
Comentários: 0
0
1