PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

CPCJ Monção previne maus-tratos na infância e juventude

2 Abril, 2014 - 07:42

468

0

Durante o mês de Abril vão decorrer iniciativas direcionadas para a sensibilização da comunidade local para o exercício de uma parentalidade positiva.

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Monção associou-se à iniciativa da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco que, durante o mês de abril, promove um conjunto de atividades destinadas à prevenção dos maus-tratos na infância e juventude.
Desta forma, a CPCJ/Monção agendou algumas iniciativas direcionadas para a sensibilização da comunidade local para a problemática, da família para o exercício de uma parentalidade positiva e da criança/jovem para o conhecimento dos seus direitos.
Como forma de envolvimento e motivação das famílias para a temática, será distribuído um calendário mensal (abril), contendo algumas sugestões/tarefas diárias que os pais devem ter com os filhos.
Este calendário, com desenho infantil de fundo e a mensagem “Porque ser criança é ser feliz, durante o mês de abril entregue-se aos seus filhos”, será distribuído pelos estabelecimentos de ensino do concelho, chegando, via postal, à casa de muitos monçanenses dispersos pelo pais e estrangeiro.
Além desta iniciativa, a CPCJ/Monção programou com as creches do concelho a dinamização de várias atividades. A Creche Arco Iris, do Centro Paroquial e Social de Barbeita, vai trabalhar com as crianças temas como a segurança, a saúde, os medos, entre outros, disponibilizando aos pais o livro “Gosto de ti”, de Elen Clescoat e Benediate Carbonelli.
Além de abordar os direitos das crianças, a Creche do Grémio Social de Mazedo fará circular pelas famílias o “Jogo das Emoções”. A atividade termina no final do mês com a apresentação da peça de teatro “As emoções” que será dramatizada pelos encarregados de educação.
Por sua vez, a Creche da Santa Casa da Misericórdia de Monção irá corporizar com as crianças e pais o “Calendário dos Afetos”, convidando estes a registarem, num calendário próprio, os afetos partilhados com os seus filhos ao longo deste mês.
No dia 30 de Abril, pelas 21h00, no auditório José Emílio Moreira, na Escola Profissional de Monção, realiza-se o teatro debate “Macacos e Pombos”, alusivo ao tema da violência em ambiente escolar (bullying). Com entrada livre, pretende-se que os pais entendam as inseguranças e medos dos filhos em falarem de determinados assuntos e a melhor forma de abordarem estas questões com eles.

Últimas