Menu

+

0

0

Destaques
Mundo

COVID-19: Vacina de Oxford com “resultados promissores” – Mas só deve chegar em 2021

16 Julho, 2020 - 14:50

254

0

PUB Os testes clínicos em humanos da potencial vacina contra a COVID-19 que a Universidade de Oxford criou tiveram “resultados promissores” e desencadearam a resposta imunitária que se pretendia, noticia […]

PUB

Os testes clínicos em humanos da potencial vacina contra a COVID-19 que a Universidade de Oxford criou tiveram “resultados promissores” e desencadearam a resposta imunitária que se pretendia, noticia esta quinta-feira a imprensa do Reino Unido, consultada pelo jornal O Minho.

Os testes em humanos, que desde abril envolveram cerca de mil voluntários sãos, permitiram aos cientistas concluir que o projeto de vacina gera anticorpos e células do sistema imunitário que podem enfrentar o novo coronavírus.

No entanto, ainda falta demonstrar que essa resposta imunitária combinada basta para evitar a infeção, salientam os investigadores, que mesmo assim consideram que o efeito conseguido é muito positivo.

O presidente da comissão de Ética de Investigação de Berkshire, que aprovou os testes em Oxford e continua a acompanhar o trabalho dos investigadores, afirmou que a equipa está “absolutamente determinada” a conseguir uma vacina viável.

O ministro britânico da Saúde, Matt Hancock, indicou que os investigadores, entre os quais está uma equipa do Imperial College London, estão a tentar conseguir o “melhor cenário” possível para pôr em circulação uma vacina ainda este ano, mas admitiu que o mais provável é que a vacina só chegue em 2021.

 

[Fotografia: Ilustrativa / DR]

 

PUB

Últimas