Menu

+

0

0

Destaques
Mundo

COVID-19: Vacina de Oxford deverá estar disponível em dezembro

17 Junho, 2020 - 21:05

272

0

PUB A vacina de Oxford contra o novo coronavírus (COVID-19) vai estar disponível no próximo mês de dezembro. A garantia foi deixada esta quarta-feira pelo professor de farmacoepidemiologia da Universidade de Oxford, o […]

PUB

A vacina de Oxford contra o novo coronavírus (COVID-19) vai estar disponível no próximo mês de dezembro. A garantia foi deixada esta quarta-feira pelo professor de farmacoepidemiologia da Universidade de Oxford, o espanhol Daniel Prieto-Alhambra.

O investigador garantiu que a vacina poderá estar finalizada e comercializada até ao final do ano, “se tudo correr bem” e “se houver pacientes suficientes para demonstrar que funciona com os resultados finais do ensaio clínico, incluindo 10.000 pacientes”.

Segundo Prieto-Alhambra, cientistas da Universidade de Oxford e do Instituto Jenner “estão a dar passos muito importantes e muito rápidos, mas agora há menos infetados e, portanto, podem verificar menos os efeitos”, que acrescentou que para os testes pode contar a “abertura de centros de pesquisa no Brasil, onde existem atualmente mais casos”.

“O laboratório correu o risco de começar a produzir a vacina agora, para que, se funcionar, eles a possam colocar no mercado imediatamente. O laboratório já está a assumir que funcionará. As fases 1 e 2 parecem estar a funcionar”, declarou.

Prieto-Alhambra reconheceu que “ainda não existem os resultados de eficácia” e, como tal, não sabe até que ponto a vacina protege, mas que isso será testado com o estudo até 10 mil pessoas.

 

[Fotografia: Ilustrativa /DR]

 

PUB

Últimas