PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
País

COVID-19: Primeiro caso da variante da África do Sul está em Lisboa – É 50% mais perigosa

22 Janeiro, 2021 - 22:12

225

0

PUB Até ao momento, é conhecido apenas um único caso de infeção pela variante da África do Sul da COVID-19. A informação foi dada à RTP por João Paulo Gomes, investigador do […]

PUB

Até ao momento, é conhecido apenas um único caso de infeção pela variante da África do Sul da COVID-19. A informação foi dada à RTP por João Paulo Gomes, investigador do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (Insa) e coordenador do estudo sobre diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal. Até agora, há um único caso no país.

“Infelizmente, o Instituto Ricardo Jorge hoje mesmo detectou a presença da variante da África do Sul também em Portugal”, afirmou o investigador, citado pelo jornal Público.

“É um caso único.” Explicou ainda que este era um caso suspeito e que, através da sequenciação genómica, o Insa confirmou que se tratava da nova variante da África do Sul, que tem preocupado por ser mais transmissível.

Uma investigação sugere que a variante do SARS-CoV-2 detetada na África do Sul se espalha 50% mais rápido e que os anticorpos naturais são menos eficazes, segundo cientistas sul-africanos, que acrescentam que esta não provoca doenças mais graves.

João Paulo Gomes disse que se trata de um sul-africano residente em Lisboa, que terá chegado a Portugal pouco depois do Natal. “O diagnóstico foi feito nos primeiros dias de Janeiro.”

Referiu que as autoridades de saúde já foram informadas e que a Direcção-Geral da Saúde já está a fazer o rastreio dos contactos “o mais rápido possível para se quebrar a cadeia de transmissão”.

 

[Fotografia: DR]

 

PUB

Últimas