Menu

+

0

0

Destaques
Mundo

COVID-19: Portugal já está no TOP 10 dos países com pior resposta à pandemia

16 Julho, 2020 - 22:49

319

0

PUB Portugal está agora entre os 10 países menos eficazes na luta contra a pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19). É o que diz o relatório da Universidade de Cambridge, no Reino […]

PUB

Portugal está agora entre os 10 países menos eficazes na luta contra a pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19). É o que diz o relatório da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, divulgado esta quarta-feira.

Portugal ocupa o nono lugar. Sendo que o primeiro posto cabe mesmo ao pior entre os piores: a Espanha. Desta lista fazem parte outros países onde a nova doença tem feito milhares de infetados e centenas de mortos, como Reino Unido, França, Itália e… claro… os EUA. Curiosamente, o Brasil (ainda) não figura neste ranking mais negativo.

Mas este relatório também mostra uma outra lista. O grupo dos 10 países mais bem sucedidos na luta contra a COVID-19. E aí a liderança cabe à Coreia do Sul. Seguem-se países como Letónia, Austrália, Lituânia, Estónia e Japão

Este estudo, divulgado pelo Sapo Executive Digest, que analisa anualmente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, coloca Portugal em 25.º lugar entre os 33 países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) que foram avaliados especificamente sobre a reação ao surto pandémico.

Com a Suécia, considerada um mau exemplo, a surgir em 22.º lugar, três posições acima do nosso país, Portugal conseguiu, ainda assim, ficar à frente de países como a Turquia, Irlanda, EUA, Itália, França, Reino Unido e a Bélgica.

Na sua análise, a universidade admite que “alguns países podem ter sido penalizados artificialmente nos dados apresentados devido à sua mais completa notificação de mortes por COVID-19 (contando os casos prováveis bem como casos testados)”.

A taxa de contágio e o grau de controlo na propagação do surto, além da evolução do número de vítimas mortais, bem como o declínio na mobilidade, foram os principais indicadores analisados.

Particularmente sobre a Europa, os investigadores de Cambridge concluíram que, em geral, o norte da Europa superou o sul e a Europa de Leste teve melhor desempenho que a Europa ocidental mas, ressalvam, a crise sanitária “está a afetar todos os países, inclusive os de alto rendimento da Europa e América do Norte”.

 

Confira os rankings

 

Top 10 dos países mais eficazes na resposta à pandemia:
  1. Coreia do Sul
  2. Letónia
  3. Austrália
  4. Lituânia
  5. Estónia
  6. Japão
  7. Eslovénia
  8. Eslováquia
  9. Nova Zelândia
  10. Noruega

 

Top 10 dos países menos eficazes na resposta à pandemia: 

 

  1. Espanha
  2. Bélgica
  3. Reino Unido
  4. França
  5. Itália
  6. EUA
  7. Irlanda
  8. Turquia
  9. PORTUGAL
  10. Canadá

 

[Fotografia: Arquivo / DR]

 

PUB

Últimas