Menu

+

0

0

Destaques
Mundo

COVID-19: OMS confirma que coronavírus se transmite pelo ar

8 Julho, 2020 - 13:27

438

0

PUB A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu esta quarta-feira haver mais provas de que o novo coronavírus (COVID-19) se transmite pelo ar e recomendou medidas como evitar espaços fechados […]

PUB

A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu esta quarta-feira haver mais provas de que o novo coronavírus (COVID-19) se transmite pelo ar e recomendou medidas como evitar espaços fechados e uso de máscara.

Depois de um grupo de 239 cientistas ter alertado para essa possibilidade numa carta aberta, hoje em conferência de imprensa virtual, a partir da sede da organização em Genebra, Benedetta Allegranzi, especialista da OMS em prevenção e controlo de infeções, disse que há novas provas sobre a matéria e que é preciso estar atento para perceber as implicações e precauções a serem tomadas.

“A transmissão pelo ar é uma das formas de transmissão, é importante adotar medidas para evitar essa transmissão. Daremos mais informação assim que estiver disponível”, disse também Maria Van Kerkhove, epidemiologista e uma das responsáveis na OMS pela luta contra a pandemia do novo coronavírus, que provoca a doença COVID-19.

Na verdade esta não é uma novidade, já que desde fevereiro que estudos na China já revelavam que o vírus se podia manter em suspensão no ar durante algumas horas sob a forma de gotículas – tão pequenas que não se veem, podendo depois disso ficar em superfícies duras. Já no início de março o virologista português Pedro Simas, dizia isso mesmo ao Dinheiro Vivo, indicando que apesar dessas gotículas ficarem no ar, a probabilidade de ser contagiado dessa forma é baixa.

 

[Fotografia: Ilustrativa / DR]

 

PUB

Últimas