PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

COVID-19/Melgaço: Quase meio milhar de melgacenses com a vacinação completa

2 Abril, 2021 - 16:12

199

0

PUB Já há quase meio milhar de melgacenses com a vacinação completa contra a COVID-19. Ou seja, com as duas doses administradas, de acordo com os dados da Unidade Local […]

PUB

Já há quase meio milhar de melgacenses com a vacinação completa contra a COVID-19. Ou seja, com as duas doses administradas, de acordo com os dados da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) emitidos esta quinta-feira.

Em números precisos, são aproximadamente 485 pessoas o que equivale a 6% da população total de Melgaço [dados Pordata 2019].

Ainda de acordo com os dados da ULSAM, 17,8% da população já foi administrada com a primeira dose o que equivale a aproximadamente 1.450 pessoas.

 

Idade passa a ser critério prioritário

 

A idade passa a ser o critério prioritário na segunda fase do plano de vacinação contra a COVID-19, que arranca a 12 de abril. Pessoas com idade entre os 70 e 79 anos serão as próximas a ser chamadas à vacina.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) avançou que será realizada a “vacinação por idades, utilizando o critério de faixa etária decrescente”. No entanto, será aplicada “uma estratégia em dois braços, que correrá em paralelo”. Assim, o modelo adotado na segunda fase prevê também a “vacinação de pessoas com pelo menos uma das patologias identificadas para a fase dois, sem um limite de idade”.

“Através desta estratégia, será possível garantir que esteja vacinada a grande maioria das pessoas mais vulneráveis e em risco de internamento e morte por Covid-19”, divulgou a DGS. “Vamos começar com a faixa etária que estiver por preencher, presumo que será na faixa dos 70, depois 60, depois 50, depois 40, até acabarmos”, explicou o coordenador da ‘task force’ para o plano de vacinação, vice-almirante Gouveia e Melo.

 

 

[Fotografia: Município Melgaço]

 

 

PUB

Últimas