PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Mundo

COVID-19: Infeção simultânea com duas variantes diferentes? Sim… é possível!

29 Janeiro, 2021 - 08:54

292

0

PUB Um grupo de cientistas detetou no Brasil casos de infeção simultânea com duas variantes diferentes do novo coronavírus na mesma pessoa. O estudo foi divulgado esta quinta-feira. De acordo […]

PUB

Um grupo de cientistas detetou no Brasil casos de infeção simultânea com duas variantes diferentes do novo coronavírus na mesma pessoa. O estudo foi divulgado esta quinta-feira.

De acordo com a SIC Notícias, a investigação, da qual fez parte o Laboratório Nacional de Computação Científica, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, constatou a possibilidade de que uma pessoa possa estar infetada por diferentes mutações do SARS-CoV-2 ao mesmo tempo.

A descoberta surgiu a partir de um estudo genético de amostras de 92 pacientes no estado do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil, país que acumulava até quarta-feira 220 mil mortes e quase nove milhões de casos de COVID-19, segundo dados oficiais.

Em pelo menos duas dessas amostras foram registados casos de infeção simultânea com diferentes linhagens do vírus, sendo um deles denominado E484K, mutação inicialmente encontrada na África do Sul.

Ainda não há evidências sólidas de que esse fenómeno represente um aumento da perigosidade relacionada à doença.

Esses dois pacientes coinfetados “tiveram um quadro de covid-19 leve a moderado e recuperaram sem a necessidade de hospitalização” em novembro passado, enfatizaram os investigadores em comunicado.

No entanto, os cientistas afirmam que esse tipo de infeção simultânea é “preocupante” porque mistura genomas de diferentes variantes que, em última análise, podem resultar na evolução do vírus.

 

[Ilustração: DR]

 

PUB

Últimas