PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Galiza

COVID-19: Galiza soma mais 27 mortos e 1.413 novos casos

26 Janeiro, 2021 - 10:28

200

0

PUB A pandemia provocada pela COVID-19 continua a flagelar a Galiza, Espanha. A província registou esta terça-feira mais 27 mortos e 1.413 novos casos de infeção, de acordo com os […]

PUB

A pandemia provocada pela COVID-19 continua a flagelar a Galiza, Espanha. A província registou esta terça-feira mais 27 mortos e 1.413 novos casos de infeção, de acordo com os dados do Serviço Galego de Saúde (SERGAS). São agora 20.481 casos ativos.

No total, desde o início da pandemia, a Galiza apresenta 89.603 casos confirmados, dos quais 20.481 estão ativos. Há 67.473 casos recuperados e 1.649 óbitos registados.

 

 

Restrições mais duras a partir desta quarta-feira

 

 

Toda a restauração vai encerrar na Galiza, Espanha, pelo menos até dia 17 de fevereiro. A medida estende-se não só a restaurantes, como também a cafés e bares. É apenas permitido servir ao domicílio e em take away. 

Esta é apenas uma das medidas restritivas anunciadas pelo Governo galego ao final da noite desta segunda-feira, no sentido de conter a propagação da COVID-19 na província que está a alcançar números alarmantes. São quase 20.000 casos ativos, de acordo com os dados desta segunda-feira.

Mas há mais: 

  • Perímetro municipal abrange toda a Galiza. Não será possível sair do município de residência, exceto por motivos justificados;
  • Reuniões só serão permitidas com pessoas coabitantes;
  • A vida social é reduzida à esfera familiar;
  • Fecho total da restauração: bares, cafés e restaurantes só podem entregar e servir ao domicílio e em regime “take away”;
  • Todo o comércio considerado não essencial terá de fechar às 18h00, com exceção do comércio que preste serviços considerados “essenciais” como supermercados, farmácias, postos de combustível, poderão estar abertos até às 21h30. Os centros comerciais terão de encerrar ao fim-de-semana.
  • Serão permitidos apenas os desportos individuais ao ar livre e com máscara;
  • Fecho de ginásios e centros desportivos cobertos;
  • Aulas nas universidades suspensas até 8 de fevereiro. Serão retomadas em modo “à distância” a partir do dia 17 desse mesmo mês;
  • Creches, ensino básico e secundário permanecem abertos como até agora;
  • Fecho de centros culturais e de entretenimento: cinemas, teatros, museus, bibliotecas.

 

“Sei que as medidas têm um impacto enorme, económico, social e pessoal”, reconheceu o presidente da Junta da Galiza, Alberto Nuñez Feijóo.

No entanto, Feijóo explica que a Galiza continua melhor do que a média de toda a Espanha mas que a pressão dos cuidados de saúde está a aumentar. “O que mais nos preocupa é que as projeções para as próximas semanas continuarão a aumentar e portanto, devemos agir de acordo”, disse em conferência de imprensa.

As novas medidas vão entrar em vigor à meia-noite desta quarta-feira, dia 27.

 

[Fotografia: Arquivo / Jornal do Luxemburgo]

 

PUB

Últimas