PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Galiza

COVID-19: Galiza entrou em Alerta Nível 2 – Saiba o que pode fazer AQUI

21 Outubro, 2020 - 22:07

376

0

PUB Toda a Galiza já está em Alerta Nível 2 na escala de Risco de Contágio. O segundo aviso mais grave colocado pelo Serviço Galego de Saúde (SERGAS). São mais […]

PUB

Toda a Galiza já está em Alerta Nível 2 na escala de Risco de Contágio. O segundo aviso mais grave colocado pelo Serviço Galego de Saúde (SERGAS). São mais restrições em vigor a partir desta quinta-feira.

Os ajuntamentos passam a ficar limitados a um máximo de cinco pessoas em toda a Galiza. Esta limitação não se estende ao emprego, nem na escola ou universidades. No entanto, de acordo com o jornal La Voz de Galicia, a atividade laboral deve continuar a seguir rigorosamente todas as normas sanitárias em vigor. Nomeadamente o uso da máscara de proteção individual e distância social.

As lotações de espaços comerciais, restauração e locais de culto ficam limitadas a 50%. Nas esplanadas, o número sobe para 75%. Consumo ao balcão fica proibido.

Nos casamentos, os convidados não podem superar os 50 em cerimónias de interior. Em caso de exterior, não podem superar os 100. No caso de funerais, 10 em espaços interiores e 25 no exterior. Já os eventos desportivos, podem apenas passar a contar com 150 espetadores ao ar livre e apenas 60 no interior.

 

Há Municípios em Nível 3?

 

Sim. Existe um grupo de concelhos galegos onde a situação é mais grave. Esses estão mesmo em Nível 3 (máximo de 3) colocado pelo SERGAS.  São eles: Santiago; O Milladoiro; Ourense; Barbadás; O Carballiño; O Irixo; Borborás; O Barco; Vilardevós; Verín e Oímbra.

 

Quase toda a Galiza está agora em Nível 2 na Escala de Risco de Contágio – Há concelhos em nível 3

Fonte: La Voz de Galicia

 

Aí as restrições são ainda mais apertadas. Para além das já referidas, agravam-se outras como por exemplo: é proibido servir no interior de bares e cafés. Apenas é possível consumir em esplanadas com lotação limitada a 50%. Os habitantes estão submetidos a um confinamento onde não podem sair do concelho excepto por motivos de trabalho, educativos ou sanitários. 

Nestes concelhos em Nível 3 fecham também todos os estabelecimentos de espetáculos e atividades recreativas como cinemas, teatros, auditórios, salas de bingo, salas de jogo, estádios desportivos, pavilhões, ginásios, piscinas, museus, bibliotecas, etc.

 

Mas Tui e Salvaterra de Miño não estão em alerta máximo?

 

Sim. Mas, de acordo com o SERGAS, essa classificação está incluída noutra escala. É aquela cujo nível varia em função do Número de Contágios (casos confirmados) nos últimos dias [dividida em 4 níveis: 0,1,2 e 3].

O Nível 2 em que a Galiza entrou à meia-noite desta quinta-feira está dentro da chamada escala de Risco de Contágio, onde o Nível 3 é também o máximo. 

 

[Fotografia: Pinterest]

 

PUB

Últimas