PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Mundo

COVID-19: Chama-se Margaret e tem 90 anos – Foi a primeira a receber a vacina [c/VÍDEO]

8 Dezembro, 2020 - 11:09

247

0

PUB Uma mulher de 90 anos da Irlanda do Norte foi a primeira pessoa no mundo a receber a vacina da Pfizer/BioNTech para a COVID-19 fora de um ensaio clínico, marcando […]

PUB

Uma mulher de 90 anos da Irlanda do Norte foi a primeira pessoa no mundo a receber a vacina da Pfizer/BioNTech para a COVID-19 fora de um ensaio clínico, marcando assim o início da campanha de vacinação no Reino Unido.

Margaret Keenan, citada pela BBC, disse sentir-se “muito privilegiada” por ser a primeira a receber o medicamento no Hospital Universitário em Coventry, onde está hospitalizada. Vai fazer 91 anos na próxima semana e esta é “a melhor prenda de aniversário antecipada”, afirmou.

Eram 6h31 na cidade do centro de Inglaterra, a mesma hora em Lisboa, quando a enfermeira May Parsons inoculou a primeira das 800 mil doses da vacina da Pfizer/BioNTech que vão ser administradas nas próximas semanas, prevendo-se que cheguem às 4 milhões de inoculações no fim do mês.

“Sinto-me tão privilegiada por ser a primeira pessoa vacinada contra a COVID-19, é o melhor presente de aniversário antecipado que eu poderia desejar, porque significa que finalmente poderei passar um tempo com a minha família e amigos no ano novo, depois de ter estado sozinha a maior parte do ano”.

“Não tenho como agradecer a May [enfermeira] e à equipa do NHS [SNS britânico] que cuidaram de mim e o meu conselho a qualquer pessoa a quem é proposta a vacina é que a tome – se eu posso tomá-la aos 90, outros também podem recebê-la”.

Para o ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, este é um “momento histórico”, tendo-se referido à data como o “Dia V” [uma referência ao Dia da Vitória da II Guerra Mundial]. Segundo o ministro, é esperado que até ao Natal estejam vacinadas 4 milhões de pessoas.

 

Veja o vídeo [créditos: Sky News]

[Fotografia: Jacob King / AP]
PUB

Últimas