PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
País

COVID-19: Autotestes já estão à venda nos ‘supers’ e ‘hipers’ – Saiba quanto custam

17 Julho, 2021 - 14:04

427

0

PUB Os autotestes à COVID-19 já estão ser vendidos em todos os hiper e supermercados. Os preços, que antes superavam a fasquia dos 10 euros, agora custam, no máximo, 4,99 […]

PUB

Os autotestes à COVID-19 já estão ser vendidos em todos os hiper e supermercados. Os preços, que antes superavam a fasquia dos 10 euros, agora custam, no máximo, 4,99 euros, mas há mais barato, refere o jornal Eco Sapo.

A medida, aprovada em Conselho de Ministros, tem por objetivo tornar ainda mais acessível o acesso a este mecanismo de controlo da pandemia, numa altura em que o número de infeções tem vindo a crescer nas últimas semanas devido à rápida disseminação da variante Delta. Até agora, estes testes apenas podiam ser comercializados em farmácias e parafarmácias.

Além disso, este alargamento surge após ter sido exigido a apresentação de testes negativos à Covid-19, para quem não tem ainda um certificado digital válido, no acesso a espaços de restauração — a partir das 19h00 de sexta-feira e durante todo o dia aos sábados, domingos e feriados — e à hotelaria.

No caso da restauração, esta medida aplica-se aosconcelhos com maior incidência da COVID-19 e apenas no interior, ao passo que na hotelaria aplica-se a todo o território nacional. E há multas para quem não cumprir.

Para o acesso a estes espaços são aceites os testes PCR realizados nas 72 horas anteriores à sua apresentação, testes de antigénio com relatório laboratorial, realizado nas 48 horas anteriores à sua apresentação, testes rápidos de antigénio na modalidade de autoteste, realizado nas 24 horas anteriores à sua apresentação na presença de um profissional de saúde ou da área farmacêutica que certifique a sua realização e o seu resultado, mas também estes testes rápidos de antigénio na modalidade de autoteste, realizados no momento, à porta do estabelecimento.

 

 

Pingo Doce, Continente e Minipreço

 

 

A partir desta sexta-feira, os autotestes podem ser encontrados nas prateleiras de todos os supermercados e a preços bastante inferiores aos registados no início de abril.

Também as lojas da retalhista Jerónimo Martins estão a praticar preços semelhantes. Assim, as lojas Pingo Doce estão a vender “autotestes individuais de duas marcas diferentes”, sendo que cada teste do fabricante Genruicusta 2,79 euros, ao passo que o da Roche custa 4,99 euros, segundo revelou fonte oficial da empresa, em resposta ao Eco Sapo. Assim, tal como na marca especializada em saúde do grupo Sonae trata-se de uma diferença de 2,2 euros.

Também a partir da próxima semana, os supermercados Minipreço vão começar a disponibilizar autotestes à COVID-19. Estes testes “serão disponibilizados em embalagens individuais” e terão um custo de 2,79 euros, explicou fonte oficial do grupo Dia, ao Eco Sapo.

Os autotestes permitem resultados em 15 a 30 minutos, sendo que só em junho é que estes testes passaram a integrar a estratégia nacional de testagem.

De acordo com as recomendações das autoridades de saúde, os utentes que tenham um autoteste positivo ou inconclusivo devem, depois de registarem na plataforma o respetivo resultado, contactar a linha SNS24 e seguir as orientações emanadas pelos profissionais de saúde. Já no caso de o resultado ser negativo, os utentes devem apenas comunicar o resultado na plataforma online.

 

[Fotografia: Ilustrativa / DR]

 

PUB

Últimas