PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

COVID-19: 10% da população portuguesa poderá estar em isolamento na próxima semana

5 Janeiro, 2022 - 12:27

1084

0

Número de casos diários podem chegar aos 132 mil na próxima semana.

O número de casos diários de infeção pela COVID-19 poderá atingir o pico durante a próxima semana. Os números não são meigos: segundo a TSF, poderão situar-se entre as 42 mil e as 130 mil infeções diárias.

 

A equipa liderada pelo médico Baltazar Nunes, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, prevê que os isolamentos possam variar entre 4 a 12 por cento da população.

 

Na reunião no Infarmed, Baltazar Nunes lembrou os três cenários traçados pela Direção-Geral da Saúde, em que o mais dramático apontava para o aparecimento de uma variante em dezembro, “o que acabou por acontecer”.

 

Baltazar Nunes explicou que “estamos com uma tendência crescente”, mas se a efetividade das medidas decretadas pelo Governo se confirmar, os números vão descer com “a redução de 30 por cento dos contactos”.

 

 

Vacina “perde efeito com o tempo”

Ainda segundo a TSF, os cenários traçados pelos especialistas sugerem que “a vacina perde o efeito com o tempo, e há uma proteção média de um ano para a população com 65 anos, e de dois anos para os grupos abaixo”.

 

“São pressupostos que podem ser discutidos”, lembrou.

 

Baltazar Nunes disse ainda que “há máximos históricos” em todos os países com a nova variante, comparando o caso português com o da Dinamarca e da Inglaterra.

 

 

[Fotografia: Arquivo/DR]

Últimas