PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Courenses disseram ‘adeus’ aos símbolos das Jornadas da Juventude no maior ‘santuário’ desportivo

9 Janeiro, 2023 - 22:24

456

0

Jornadas Mundiais da Juventude.

Foi no campo do SC Courense que foi feito o adeus de Paredes de Coura aos símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ).

 

Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que se realizam entre 1 e 6 de agosto, em Lisboa, passaram nos últimos dias por várias freguesias de Paredes de Coura.

 

Foram acolhidos em vários tempos por dezenas de fiéis, onde foram realizadas cerimónias litúrgicas. O périplo terminou com uma Eucaristia celebrada pelo Bispo de Viana do Castelo, D. João Lavrador.

 

A passagem de testemunho para Valença foi realizada ao princípio da noite desta segunda-feira. A despedida foi feita no relvado do clube da terra.

 

“Recebemos os Símbolos da JMJ que estavam em peregrinação pelo nosso concelho e fizeram aqui com os nossos atletas, dirigentes e adeptos, a despedida das nossas terras, seguindo daqui para o concelho vizinho de Valença”, referiu o SC Courense em nota divulgada.

 

“Sentimo-nos honrados com esta “Visita” e agradecemos aos responsáveis da peregrinação terem escolhido esta nossa juventude para a despedida da Cruz Peregrina e do ícone da Nossa Senhora Salus Populi Romani”, acrescentou o clube que milita na I Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo.

 

 

Veja as fotos [créditos: Cecília Pereira / Grupo FB Terra Amada]

 

 

Em Valença a partir desta segunda-feira

Valença está já a participar no acolhimento dos símbolos das JMJ. Os dois símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), a Cruz Peregrina e o Ícone Mariano, começaram a peregrinação pela Capela de S. Bento, em Cerdal.

 

De seguida, no dia 10, os símbolos vão passar pela sede do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, Lar da Cruz Vermelha, Sede dos Escuteiros e Igreja de Santo Estevão. Por fim, no dia 11, estarão no Lar da Santa Casa da Misericórdia para depois descerem até à Ponte Internacional Centenária onde ficarão em exposição.

 

Este ato final contará com a presença de Sacerdotes do Arciprestado de Valença, do Presidente da Câmara Municipal de Valença e do Alcande de Tui, Capitão da GNR e Comandante dos Bombeiros Voluntários de Valença. Depois, os símbolos ainda passarão pela Igreja Paroquia de São Pedro da Torre, Centro Social e Cultural de São Pedro da Torre e Capela de São Teotónio, em Ganfei.

 

Os símbolos vão percorrer os dez Arciprestados do Alto Minho entre dezembro e janeiro. Depois de Valença prosseguem para Monção nos dias 12, 13 e 14; nos dias 15 e 16 estarão em Melgaço; nos dias 17, 18 e 19 em Arcos de Valdevez; nos dias 20 e 21 em Ponte da Barca; entre os dias 22 e 25 em Ponte de Lima; e de 26 a 29 em Viana do Castelo.

 

A Cruz Peregrina e Ícone de Nossa Senhora foram entregues pelos jovens do Panamá, onde decorreu a anterior Jornada Mundial da Juventude, em janeiro de 2019, aos jovens de Portugal numa Eucaristia presidida pelo Papa Francisco, na Basílica de São Pedro, no dia 22 de novembro de 2020, Solenidade de Cristo Rei.

 

A Peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude é também um convite dirigido a todos os jovens de Portugal para participarem, entre os dias 1 e 6 de agosto, na Jornada Mundial da Juventude que vai decorrer em Lisboa.

 

 

[Fotografia capa: Cecília Pereira / Grupo FB Terra Amada]

Últimas