PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
País

Coronavírus: Desobedecer a uma ordem de quarentena é crime – E pode dar prisão

11 Março, 2020 - 15:35

215

0

PUB Quem não cumprir o isolamento pedido pela Direção-Geral de Saúde para abrandar a transmissão do novo coronavírus pode incorrer num crime que vai até cinco anos de prisão. O […]

PUB

Quem não cumprir o isolamento pedido pela Direção-Geral de Saúde para abrandar a transmissão do novo coronavírus pode incorrer num crime que vai até cinco anos de prisão. O aviso foi deixado pelo juiz desembargador Eurico Reis, que, em declarações ao Jornal de Notícias aponta “o Código Penal” e “uma punição para a difusão voluntária de doenças”.

“A partir do momento em que existe um aviso das autoridades para as pessoas ficarem resguardadas, confinadas às suas casas, e se comprovar que há um incumprimento da medida para travar a doença e até a possam estar a difundir, é normal que essas pessoas possam vir a ser sancionadas”, referiu o magistrado.

Eurico Reis explica que existe “flexibilidade das medidas administrativas”, de modo a que “não se imponha a lei de forma desproporcionada contra a realidade”  e, para quem estiver afetado pela medida, possa “a título excecional, ir comprar alimentos, com máscaras e luvas”.

Mas, sublinhou ainda, “há uma obrigação moral destas pessoas ficarem em casa”.

Portugal regista, até ao momento, 61 casos confirmados de infeção por Coronavírus (COVID-19). No Vale do Minho não há registo de qualquer caso. Do lado de lá do rio Minho, na Galiza, subiram para 39 os casos confirmados de Coronavírus (COVID-19) na Galiza, Espanha. Ao final desta terça-feira, nesta região galega, contabilizavam-se ainda 27 casos.

 

[Fotografia: Ilustrativa / Direitos Reservados]

 

PUB

 

 

Últimas