PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Paredes de Coura

Coronavírus: Arciprestado de Paredes de Coura suspende Visita e Compasso Pascal

13 Março, 2020 - 22:24

249

0

PUB A visita e respetivo Compasso Pascal agendados para 12 de abril, domingo de Páscoa, estão suspensos em Paredes de Coura. Esta é uma das decisões aprovadas esta sexta-feira pelo […]

PUB

A visita e respetivo Compasso Pascal agendados para 12 de abril, domingo de Páscoa, estão suspensos em Paredes de Coura. Esta é uma das decisões aprovadas esta sexta-feira pelo Arciprestado daquele concelho no âmbito das medidas urgentes a tomar face à ameaça do novo coronavírus (COVID-19). Medidas estas aprovadas “tendo em conta as orientações da Conferência Episcopal Portuguesa”.

Em comunicado, o Arciprestado daquela vila refere que estão também suspensas “todas as Eucaristias a começar neste fim de semana 14 e 15 de Março e por tempo indeterminado”. É recomendado aos fiéis que “assistam à transmissão da Santa Missa Dominical através dos meios de Comunicação disponíveis (televisão, internet, rádio e outros)”.

Estão também suspensos a catequese paroquial, reuniões de grupos, movimentos, ensaios de grupos corais, e outras atividades. Fica ainda suspensa “a celebração do Sacramento da Reconciliação (Confissões) deste tempo da Quaresma. No entanto, não seja negada, de forma alguma, os sacramentos aos doentes ou idosos que, em perigo de vida, os peçam”.

Suspensas também a Via Sacra, Lausperene, Procissões e outros atos de piedade comunitários. Já no que concerne a Batismos e Casamentos, que “sejam breves, dignas e reduzidas à família”. Já os funerais “serão celebrados exclusivamente com a presença dos familiares diretos”.

“Tenha-se em conta as indicações da Direção Geral de Saúde sobre a organização dos velórios. Retirem-se as caldeiras de água benta e as manifestações de solidariedade e pesar sejam sem contato físico”, apela ainda o Arciprestado.

As medidas irão vigorar por tempo indeterminado.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou hoje o número de infetados, que registou o maior aumento num dia (34), ao passar de 78 para 112, dos quais 107 estão internados.

A região Norte continua a ter o maior número de casos confirmados (53), seguida da Grande Lisboa, cujo registo duplicou para 46, enquanto as regiões Centro e do Algarve têm cada uma seis casos confirmados. Além destas há um caso assinalado pela DGS no estrangeiro.

 

[Fotografias: Arquivo / Cecília Pereira]

 

PUB

 

Últimas