PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques

Coronavírus/Alto Minho: Nenhum concelho escapou – 75 infetados e dois mortos

29 Março, 2020 - 18:37

233

0

PUB Nesta altura, todos os 10 concelhos do Alto Minho apresentam casos confirmados de infeção com o novo coronavírus (COVID-19). No total, 75 infetados e dois mortos em todo o […]

PUB

Nesta altura, todos os 10 concelhos do Alto Minho apresentam casos confirmados de infeção com o novo coronavírus (COVID-19). No total, 75 infetados e dois mortos em todo o distrito de acordo com os dados mais recentes da Direção-Geral de Saúde (DGS).

No Vale do Lima, previsivelmente, a maior proporção encontra-se em Viana do Castelo, com 33 casos. Segue-se Arcos de Valdevez, agora com nove infetados. A DGS aponta Ponte de Lima com três casos confirmados e Ponte da Barca com um.

Já mais acima, no Vale do Minho, é Monção que apresenta o maior número de casos confirmados: quatro. Seguem-se Melgaço, com três; Caminha, com três; Valença, com dois; Paredes de Coura, com dois; e Vila Nova de Cerveira que este domingo anunciou o primeiro caso confirmado no concelho.

As duas vítimas mortais são dois idosos, naturais de Viana do Castelo, que não resistiram à agressividade da nova doença.

Recorde-se que é já esta segunda-feira que vai entrar, em Viana do Castelo, o centro de rastreio ao novo coronavírus (COVID-19) em modelo Drive Thru. Durante a semana deverão estar também operacionais o centro de Valença e de Ponte de Lima.

Nestes centros de modelo Drive Thru, explica a ULSAM em comunicado, os pacientes referenciados deslocam-se dentro do seu veículo ao ponto de recolha sem entrar em contacto com outras pessoas, reduzindo assim o risco de infeção em cada colheita.

A realização do teste COVID-19 só poderá ser feito através da prescrição pelo médico de Medicina Geral e Familiar do Centro de Saúde. O laboratório é informado pelo médico do caso suspeito, sendo o doente agendado pelo laboratório que após receber SMS se dirige ao centro Drive Thru.

O doente desloca-se até ao ponto de recolha, de acordo com a orientações do laboratório. Os resultados do exame serão depois enviados diretamente ao doente, ao médico e às autoridades de saúde pública.

Este centro estará instalado no Parque da Escola Superior de Saúde, em Viana do Castelo. Vai funcionar todos os dias, entre as 9h00 e as 17h00.

 

[Fotografia: Arquivo / Direitos Reservados]

 

PUB

 

 

 

Últimas