PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Corno de Bico pode acolher Parque Micológico para escoar 200 espécies de cogumelos

8 Novembro, 2010 - 10:18

295

0

O Centro de Educação e Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida de Corno de Bico está a estudar a viabilidade de se criar no concelho o segundo Parque Micológico nacional.

O Centro de Educação e Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida de Corno de Bico está a estudar a viabilidade de se criar no concelho o segundo Parque Micológico nacional. A ideia foi debatida, este fim-de-semana, nas II Jornadas Micológicas, e tem por objectivo o escoamento de cogumelos silvestres porque, segundo, Pedro Sousa do CEIA, "uma potencialidade endógenas das matas e serras de Paredes de Coura, onde se regista uma quantidade e variedade de espécies de cogumelos".

Apesar de ser para já um projecto-ideia, Pedro Sousa., também técnico ambiental do executivo courense, explica que a ser criado este Parque Micológico, o "mais racional" era nascer em plena Paisagem Protegida do Corno de Bico, "pelas condições naturais, ambientais e até patrimoniais que possibilitavam concretizar esta ideia, dado que já existe uma casa florestal recuperada e sem utilização".

Um estudo realizado em 2004 revela que o concelho de Paredes de Coura tem já catologadas 200 espécies de cogumelos, dois terços dos quais comestíveis. Em Portugal apenas existe um Parque Micológico em Vila Pouca de Aguiar,. A concretizar-se esta ideia, o concelho de Paredes de Coura acolheria o segundo parque nacional. O CEIA vai desenvolver o projecto e analisar a evolução da capaciade de implementação a breve prazo.

Últimas